Agentes de Economia Solidária farão intercâmbio de uma semana em Fortaleza (CE)

logo

Conecte conosco

Agentes de Economia Solidária farão intercâmbio de uma semana em Fortaleza (CE)

Os 17 agentes do Projeto Ecosol Territorial ou Economia Solidária embarcarão para Fortaleza (CE), nesta segunda-feira, 11, para um intercâmbio de conhecimento de experiências em Economia Solidária e Banco Solidário. Eles serão acompanhados pela gestora da Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Setas), Patrícia do Amaral.

Durante uma semana, o grupo visitará os principais projetos considerados bem-sucedidos na Capital cearense, haja vista que os mesmos já desenvolvem ações do Ecosol, e o objetivo é fazer com que os agentes tocantinenses possam absorver as boas práticas e experiências e incrementá-las ou implantá-las no Tocantins.

Entre os locais a serem visitados estão a Cooperativa de Confecção de Artefatos Têxteis Passo Firme (Coopfirme), fundada há 11 anos por um grupo de 26 mulheres. A Coopfirme produz artigos femininos em crochê, tapeçaria, fuxico, pintura, bordado, bijuteria, ponto de cruz, macramé, confecção (infanto-juvenil e adulta), bonecas, bolsas e produtos de cama, mesa e banho; o Banco Palmas, este resultante da 1ª experiência de Banco Comunitário no Brasil, advindo de um processo de organização em comunidade; o Projeto Elas (emancipação de mulheres), com educação financeira; o Palma Fashion (costura e moda), entre outros.

Economia Solidária

O Projeto Ecosol Territorial visitou no mês de julho deste ano, todas as 17 cidades que foram contempladas com a Economia Solidária. O Objetivo foi explicar à comunidade as nuances dele bem como escolher um representante de cada cidade para esta visita a Fortaleza.

“O Ecosol Territorial é muito mais que um programa de geração de renda. Ele é o resgate de cultura, de valores e até de uma mudança de comportamento porque as pessoas voltarão a conversar, discutir, focar coletivamente em um objetivo que todos se beneficiarão”, disse a gerente de Inclusão Produtiva da Setas, Mara Noleto, acrescentando que o Projeto tem como objetivo principal a autonomia financeira das pessoas envolvidas no mesmo.

Cidades contempladas

Bico do Papagaio (Esperantina, Sampaio, São Miguel do Tocantins, Carrasco Bonito, Axixá do Tocantins, Araguatins, Augustinópolis); Jalapão (Lagoa do Tocantins, Mateiros, Rio Sono, Santa Tereza do Tocantins, Ponte Alta do Tocantins) e Sudeste (Rio da Conceição, Porto Alegre do Tocantins, Paranã, Taipas do Tocantins e Dianópolis).

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA