Iniciava tem como objetivo reconhecer e premiar professores, escolas, Diretorias Regionais de Educação (DREs) e secretarias municipais de educação
A secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar, participou nesta terça-feira, 14, do XI Fórum Estadual da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). Durante o evento, Adriana apresentou aos representantes dos municípios o Selo Quem Educa, Faz. A iniciativa do Governo do Tocantins visa reconhecer a contribuição de educadores e unidades escolares para qualidade da Educação nas redes estadual e municipais.
“Em ambas as redes temos educadores comprometidos que fazem a diferença na vida dos alunos. O selo é um reconhecimento ao trabalho que estes profissionais vêm realizando, que garantem bons resultados e indicadores de qualidade para o território do Tocantins. O Selo está aberto à participação de todos os educadores e de todas as escolas públicas do Tocantins”, explanou.
A técnica de educação do município de Palmeirante, Iranete Sousa Santos, se surpreendeu com a inclusão dos educadores dos municípios no Selo. “Fiquei extremamente feliz em saber que também poderemos participar. Acho que essa é uma excelente forma de valorização para quem está na escola buscando dar o melhor para a educação. Eu já divulguei imediatamente a notícia aqui nos grupos de Whatsapp dos professores e vamos participar, com toda certeza”, comemorou.
Parceria Estado e municípios
O XI Fórum Estadual da Undime Tocantins tem como tema: Regime de colaboração, responsabilidade dos entes federados frente ao desenvolvimento da educação municipal. Para reafirmar o compromisso do Governo em unir esforços com os municípios, em prol da educação de qualidade, foi assinado um termo entre a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) e a ATM, para adesão aos programas, ações e inciativas diversas da Educação.
“O Governo do Tocantins acredita que um bom resultado para a educação é a união entre Estado e municípios. Esse trabalho em conjunto traz resultados positivos mesmo diante dos desafios da educação. O governador Mauro Carlesse é enfático ao determinar que tudo que for planejado para a educação precisa considerar também as redes municipais. Assim como o prêmio, todas as decisões tomadas são para o território do Tocantins, e não apenas para a rede estadual”, enfatizou Adriana Aguiar.
O Selo
As inscrições para o selo Quem Educa, Faz, já estão abertas pelo site da Seduc. As inscrições para primeira categoria devem ser realizadas até o dia 3 de junho de 2019, e para segunda até 9 de agosto de 2019.
A primeira categoria é Indicadores de Qualidade/Índice de Desenvolvimento da Educação (Ideb), que abrange as subcategorias: Diretorias Regionais de Educação (DRE); escolas estaduais; Secretarias Municipais de Educação/escolas municipais; professores de Língua Portuguesa e/ou Matemática de 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio.
A segunda categoria contemplará os projetos pedagógicos das seguintes subcategorias: professores da Educação Infantil; professores do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental; professores do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental; professores do Ensino Médio; iniciativas pedagógicas – para servidores que atuam nas escolas, nas Diretorias Regionais de Educação e nas Secretarias Municipais de Educação.
Com a premiação, os melhores trabalhos serão agraciados com placas e certificados; participação em intercâmbios culturais educacionais, estadual e interestadual; participação na cerimônia de premiação, em 2020, após a divulgação do Ideb; bonificação para os profissionais das escolas e publicação dos projetos selecionados.
Presenças
Além da secretária Adriana Aguiar, que representou o governador Mauro Carlesse, também estiveram presentes no evento: Bartolomeu Moura Júnior, presidente da Undime- TO; Luiza Aurélia, presidente da Undime- CE, representando o presidente Nacional da Undime, Aléssio Costa Lima; Luiz Eduardo Bolvolato, reitor da Universidade Federal do Tocantins (UFT); Diego Araújo, vice-presidente da Associação Tocantinense dos Municípios (ATM); além de prefeitos, secretários municipais de educação e educadores de diversas cidades tocantinenses.