Adriana Aguiar destaca construção coletiva da educação em lançamento de Agenda da Aprendizagem

logo

Conecte conosco

Adriana Aguiar destaca construção coletiva da educação em lançamento de Agenda da Aprendizagem

O documento elenca os pontos mais sensíveis para as redes estaduais e municipais no que se refere à oferta de Educação Básica pública e de qualidade, que serão encaminhados para o Ministério da Educação (MEC).

A secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar, participa nesta quinta-feira, 25, em Salvador (BA), do lançamento nacional da Agenda da Aprendizagem, construída pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). O documento elenca os pontos mais sensíveis para as redes estaduais e municipais no que se refere à oferta de Educação Básica pública e de qualidade, que serão encaminhados para o Ministério da Educação (MEC).

O encontro, que prossegue até sexta-feira, 26, reúne os secretários estaduais e municipais de Educação dos 26 Estados e do Distrito Federal e integra o calendário de comemorações do Dia Mundial da Educação, celebrado em 28 de abril. Neste evento, eles participarão de oficinas com técnicos do Ministério da Educação, para discutir a integração de ações a curto, médio e longo prazos, a partir da Agenda da Aprendizagem. Além disso, temas como “A TV Escola e a integração com o Consed e a Undime” e “Financiamento da Educação: novo Fundeb” serão debatidos nos dois dias do evento, que também tratará da devolutiva dos temas estratégicos da Agenda da Aprendizagem; e da prestação de contas.

Na abertura, a secretária de Educação do Mato Grosso do Sul e presidente do Consed, Cecília Motta, destacou o encontro como sendo um marco para a educação brasileira.  “Esta é a primeira vez que o Consed e a Undime estão juntos para debater uma agenda. Estamos muitos felizes porque a escola pública brasileira está aqui, hoje, em uma agenda para que a gente possa dar o caminho para o Ministério da Educação do que a gente acredita, do que achamos importante, do que a gente pensa e sente que o MEC possa dar de aporte, tanto técnico como financeiro”, disse.

Para a secretária Adriana Aguiar, tanto a Agenda da Aprendizagem quanto o encontro, reunindo gestores estaduais e municipais, representam o amadurecimento das instituições e resultarão em avanços significativos para a Educação. “O que estamos vivenciando é a construção coletiva de um projeto de educação básica pública, englobando todos os agentes. É desta forma que acreditamos que a educação vai avançar no Brasil”, enfatizou.

Agenda

A Agenda da Aprendizagem foi escrita a partir da contribuição de secretários estaduais e municipais de Educação e será uma ferramenta norteadora para o trabalho dos educadores no próximo biênio. Nela, constam sete pontos prioritários, tendo o Regime de Colaboração com os municípios como um tema transversal. São temas estratégicos da agenda: Financiamento; Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em regime de colaboração; Ensino Médio; Gestão escolar; Avaliação; Formação de professores; e Inovação e tecnologia.

A Agenda da Aprendizagem está disponível para download no Portal do Consed: http://www.consed.org.br/download/agenda-da-aprendizagem

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA