Adapec realiza palestras sobre raiva dos herbívoros em povoados do município de Ponte Alta do Bom Jesus

logo

Conecte conosco

Adapec realiza palestras sobre raiva dos herbívoros em povoados do município de Ponte Alta do Bom Jesus

Uma equipe de prevenção e controle da raiva dos herbívoros está na região monitorando abrigos do morcego hematófago e atendendo demandas dos produtores rurais.

Com o objetivo de levar orientações sobre a raiva dos herbívoros e os riscos de transmissão para o ser humano, a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) realiza nesta terça-feira, 19, duas palestras em povoados do município de Ponte Alta do Bom Jesus, na região sudeste do Estado.

A primeira palestra acontecerá na escola municipal no Povoado Mimosa dos Marinhos a partir das 7h30 da manhã. A segunda palestra acontece no período da tarde às 13h30, na escola municipal do Povoado Altamira. Ambas as palestras são voltadas para estudantes, produtores rurais e a comunidade em geral. Além disso, está sendo realizado atendimento aos produtores rurais e monitoramento de abrigos do morcego hematófago, Desmodus rotundus, nestes povoados.

As palestras serão ministradas pelo médico veterinário da Adapec, José Veloso Júnior, que abordará temas como: o que é a raiva, como ela é transmitida aos animais e ao homem, como identificar o morcego hematófago e seus abrigos, formas de controle e cuidados.

Segundo a Adapec, desde a semana passada, uma equipe de prevenção e controle da raiva dos herbívoros está na região sudeste atendendo demandas de produtores rurais e realizando monitoramento e capturas de morcego hematófago, principal transmissor da raiva.

No Tocantins, a Adapec executa outras ações de controle da raiva dos herbívoros, como vigilâncias ativas, controle da população do morcego hematófago Desmodus rotundus, monitoramento de abrigos e orientação aos produtores rurais.

Sintomas da raiva dos herbívoros

O animal infectado pelo vírus da raiva apresenta alguns sintomas como: isolamento do restante do rebanho, apatia, perda de apetite, salivação abundante e dificuldade para engolir. Com a evolução da doença, tem movimentos desordenados, tremores musculares, ranger de dentes, decúbito lateral seguido de morte que ocorre em média de 3 à 6 dias.

Em caso de suspeita da doença, espoliação em animais domésticos ou sobre a presença de abrigos de morcegos hematófagos em suas propriedades. Este produtor pode entrar em contato por meio do Disque Defesa no 0800-063-1122 ou dirigindo-se pessoalmente ao escritório da Adapec do seu município.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA