Os eleitores do Tocantins escolhem neste domingo quem ficará à frente do estado até dezembro. Sete candidatos disputam o cargo.
Até as 10h deste domingo foram registradas três ocorrências pelo Comitê de Segurança Institucional do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO). Uma pessoa foi presa por suspeita de boca de urna, em Dois irmãos, que pertencente a 28ª Zona Eleitoral de Miranorte. As demais ocorrências ainda estão sendo investigadas.
O TRE informou que até agora, dez urnas precisaram ser substituídas em todo o estado.
No Tocantins, 1.018.329 eleitores estão aptos a votar na eleição suplementar.
Marcos Souza (PRTB) vota na Escola Municipal Henrique Talone Pinheiro, em Palmas. Candidato ao governo é o quarto a votar.
Márlon Reis (Rede) vota no Colégio Mackenzie, em Palmas. Ex-juiz federal é o terceiro candidato a votar.
Carlos Amastha (PSB) vota no Colégio Marista, em Palmas. Ex-prefeito de Palmas é o segundo candidato a votar.
Mário Lúcio Avelar (PSOL) chega ao Colégio Militar, em Palmas. Ele é o primeiro candidato a votar.
Manhã de votação é tranquila na Escola Estadual Modelo, em Araguaína.
O eleitor também não pode distribuir santinhos, fazer boca de urna, assim como ir para votação com aparelhos eletrônicos ou tirar fotos. É permitido apenas levar uma ‘cola’, papel com o número do candidato escolhido.
Durante o dia de votação, a legislação permite a manifestação “individual e silenciosa” da preferência do eleitor. A lei não cita especificamente o uso de camisas e bonés, porém a justiça eleitoral entende que se o eleitor usar esses itens nas condições acima, não há problema.
Mais de 3 mil eleitores votam no Centro de Ensino Médio Bom Jesus, em Gurupi. Logo cedo já há fila nas seções.
Seções estão abertas e eleitores começam a votar.
Quem não sabe o local em que deve votar pode consultar a seção pela ouvidoria do Tribunal Regional Eleitoral, no telefone 0800-64-86-800, ou acessando a página do Tribunal Superior Eleitoral. Também é possível encontrar o local de votação no aplicativo e-Título.
Nesta votação há uma novidade: o título digital. Quem tiver feito o cadastro no aplicativo e-Título poderá apresentar o celular e não precisa levar outros documentos como o RG e a CNH, pois a conferência é feita por meio da biometria.
O transporte público terá reforço de veículos durante todo o dia. Segundo a secretaria de mobilidade urbana de Palmas, os horários serão os mesmos de sábado (2). Os horários dos veículos podem ser conferidos pelo aplicativo Moovit.