Parceria entre rede municipal de Educação e a Igreja Assembleia de Deus Nação Madureira proporciona momento único aos estudantes. Programa de Inclusão do ensino superior também é destaque.
Nesta segunda-feira, 29 de janeiro, a cidade de Formoso do Araguaia vivenciou um momento de alegria e acolhida no retorno às aulas, com uma parceria inédita entre a rede municipal de Educação e a Igreja Assembleia de Deus Nação Madureira. A ação, que marcou o pontapé inicial para o ano letivo de 2024, contou com uma recepção especial aos alunos, repleta de louvores, boas-vindas e mensagens inspiradoras.
O presidente das Assembleias de Deus – Nação Madureira de Formoso do Araguaia, Pr. Irisvam Nunes, designou seus obreiros para se unirem à equipe pedagógica na recepção dos alunos. Os estudantes foram calorosamente recebidos com louvores e mensagens de ânimo para este novo recomeço. Além disso, receberam literatura sobre Jesus Cristo, evidenciando a importância da parceria entre a educação e os valores culturais e religiosos.
A secretária da Educação, Cultura e Assuntos Indígenas, Isabel Ferreira Rocha, expressou sua gratidão por esse novo recomeço, baseando-se em Provérbios 16:3. Devido à impossibilidade de estar presente em todas as escolas, ela designou supervisoras para representá-la nas que não foi possível estar dando as boas-vindas aos estudantes e servidores, desejando um ano repleto de estudo e aprendizagem.
Em um segundo destaque do dia, mais de 220 acadêmicos foram acolhidos no maior Programa de Inclusão do ensino superior do estado do Tocantins. Com bolsas de estudos 100% gratuitas e distribuídos em 26 cursos semipresenciais, o programa proporciona oportunidades de formação para a comunidade.
A aula inaugural contou com uma mensagem do governador Wanderlei Barbosa, do reitor da Universidade Muniz Araújo, do presidente do Fundo de Amparo à Pesquisa, Márcio Silveira e a presença do prefeito Heno Rodrigues e da Secretária de Educação, Cultura e Assuntos Indígenas, Isabel Ferreira Rocha. A iniciativa é fruto da parceria entre o governo do Tocantins e a prefeitura de Formoso do Araguaia.
Com mais de 2 mil estudantes matriculados, a rede municipal de Educação de Formoso do Araguaia possui oito escolas, sendo seis na zona urbana e duas na zona rural, além de cinco extensões de Educação Infantil nas Aldeias Cachoeirinha, São João, Marani Hawa, Canuanã e Txuiri.
O prefeito Heno Rodrigues enfatizou a importância do estudo na vida de cada estudante, ressaltando o empenho da gestão em oferecer uma educação de qualidade para formar cidadãos. Ele destacou ainda a conquista do maior programa de inclusão de educação 100% gratuito, uma oportunidade valiosa para todos que desejam cursar o ensino superior.
A Secretária de Educação, Cultura e Assuntos Indígenas, Isabel Ferreira Rocha, expressou seus agradecimentos e compartilhou suas expectativas para o ano letivo de 2024 com entusiasmo: “É com grande alegria que iniciamos mais um ano letivo, e esse caloroso acolhimento proporcionado pela parceria com a Igreja Assembleia de Deus Nação Madureira nos enche de satisfação. A energia única desse momento, marcada pela fé e pelo compromisso com o desenvolvimento integral de nossos alunos, é inspiradora.
Quanto ao Programa de Inclusão no ensino superior, estamos vivenciando uma conquista significativa para nossa comunidade. Esta é uma prova do compromisso do governo municipal com a educação de qualidade, oferecendo oportunidades reais para que nossos estudantes avancem em seus estudos. Que este seja um ano repleto de aprendizado e realizações para todos, respaldado por essa parceria visionária entre o governo e a prefeitura, proporcionando educação superior acessível aos nossos munícipes”.