logo

Ações de educação ambiental são realizadas em São Bento

Educa Sanear se tornou o programa de educação ambiental mais abrangente realizado por uma concessionária de abastecimento de água no Tocantins 

O Governo do Tocantins, por meio da parceria realizada entre a Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), concluiu nesta sexta-feira, 27, as ações do programa Educa Sanear em São Bento, região do Bico do Papagaio. Esta foi a 15ª e também a penúltima edição do programa que já beneficiou milhares de pessoas de todas as regiões do Estado com atividades que buscam sensibilizar crianças, jovens e adultos da importância da preservação ambiental e de seus recursos naturais fundamentais à vida, como a água.

A ATS leva esta programação aos municípios que possui a concessão do serviço de abastecimento de água. Uma cidade polo é escolhida pela logística e lideranças e gestores dos municípios do entorno são convidados também a participarem. Ao longo de mais de dois anos de execução, se tornou o programa de educação ambiental mais abrangente realizado por uma concessionária de abastecimento de água no Tocantins.

As atividades começaram na quinta-feira, 26, com cinema ambiental, gincana educativa entre outras atividades que atenderam cerca de 200 crianças de até 10 anos na Câmara de Vereadores do município. Durante a tarde, foram realizadas ainda duas oficinas ministradas pela equipe de educadoras ambientais do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins). No Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) foi realizada a oficina de reciclagem e artesanato e na Câmara, oficina sobre meio ambiente. As atividades dessa quinta foram concluídas com uma caminhada ecológica, panfletagem e plantio de mudas de espécies nativas do cerrado na Escola Estadual Irmãos Filgueiras.

Para a secretária de meio ambiente do município, Maria Gorethe, o programa conseguiu alcançar o objetivo que é de mobilizar toda a comunidade. “Desde pequeno, nossas crianças terem essa conscientização de como preservar nossa natureza é muito importante e receber o programa aqui em São Bento foi muito especial”, destacou.

Nesta sexta-feira, 27, as atividades seguiram ao longo da manhã com ciclos de palestras que abordaram temas como saneamento e saúde, preservação uso e reuso da água, preservação de nascentes e o perigo das queimadas. O público presente recebeu ainda kits educativos do Educa Sanear: mochila, camiseta, boné, garrafinha de água, bloco de anotações entre outros itens.

A dona de casa, Nubia Guedes de Sousa, veio ao segundo dia do evento a convite do seu filho Leandro Guedes Gomes, de sete anos, que participou no dia anterior da programação voltada ao público infantil. “Eu vim a convite dele, ontem ele chegou em casa e me convidou para uma reunião sobre a água me disse que estamos gastando muita água em casa e desperdiçando. Têm muitas coisas que aprendi hoje que não sabia”, relatou.

A próxima cidade atendida será Monte Santo, na região central, para a 16ª e última edição do Educa Sanear.  O encerramento do programa está previsto para acontecer em dezembro, com a apresentação final dos resultados.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.