Criada em alusão à Lei Maria da Penha, promulgada em um 7 de agosto de 2006, a campanha “Agosto Lilás” visa, por meio da educação em direitos e da orientação sobre a Rede de Proteção, ampliar a proteção às mulheres vítimas de violência. Em Gurupi várias ações estão sendo realizadas neste mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher.
Nesta semana as abordagens, que são de iniciativa da Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, acontecem nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e em escolas, como explica a coordenadora de Proteção à Mulher, Nilsem Santos. “Estamos visitando as UBS’s, a UPA e as escolas levando informações sobre a Campanha Agosto Lilás e falando sobre o combate à violência contra a mulher”.
Mais ações
Ainda segundo a coordenadora, na próxima semana, nos dias 22 e 23, será a vez das escolas estaduais e da Universidade de Gurupi – UnirG receberem as equipes da Campanha Agosto Lilás.
Já no dia 25, quinta-feira que vem, será realizada uma blitz educativa em parceria com o 4º Batalhão de Polícia Militar, por meio da Patrulha Maria da Penha. A ação acontecerá a partir das 8 horas, na Avenida Goiás esquina com rua 8.
E na próxima sexta-feira, 26, está prevista uma caminhada pelo centro da cidade, que começará às 8 horas, em frente ao prédio da Prefeitura da Rua 1 e vai seguir até o Parque Mutuca, passando pela Av. Goiás.
“Queremos convidar toda a sociedade civil para caminhar com a gente, porque esta ação é fundamental para divulgar a rede de proteção à mulher e também para chamar a atenção de todos para esta causa”, frisou a coordenadora de Proteção à Mulher, Nilsem Santos, lembrando que a caminhada é aberta ao público e que todos podem participar desta iniciativa que visa a prevenção e o combate à violência contra a mulher.
Confira os canais para denúncias:
- Disque-Denúncia: 180.
- Disque Direitos Humanos: 100.
- Polícia Militar: 190.
- Patrulha Maria da Penha: 3314-1067.
- Defensoria Pública do Tocantins – Núcleo Aplicado das Minorias e Ações Coletivas (Nuamac): 99984-2273, 3315-3402 e 3315-3409.
- Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher e Vulneráveis:197 ou 3312-7270.
- Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania – Diretoria de Proteção à Mulher: 3315-0039.
- Vara Especializada no Combate à Violência contra a Mulher: 3311-2912.