A Prefeitura Municipal de Sandolândia do Tocantins, junto com a Secretaria de Assistência Social, CRAS e Secretaria de Saúde realizou durante o dia de ontem (19/09), a ação Setembro Amarelo: Campanha de Prevenção ao Suicídio.
Uma carreata organizada marcou o início do dia e a tarde a concentração foi no ginásio de esportes do município e contou com a participação do Colégio Estadual Nossa Senhora Aparecida e da população em geral.
O ponto chave da ação foi um bate-papo com psicóloga Débora Tallita e a apresentação do grupo de teatro Unidos pela Arte de São Miguel do Araguaia, que trouxeram a peça: O grito de Ana Luiza, em relação a temática debatida.
Segundo o prefeito, Radilson Lima (PSC), ações como essa precisam ser feitas, isso é um formato de conscientização necessária e a prefeitura de Sandolândia entende a importância disso, pois, tratar de suicídio é um algo muito complexo. “Viver é a melhor opção, precisamos trabalhar isso com as pessoas, suicídio não deve vir como primeira opção, nem opção alguma, diga sim a sua vida”, explicou Lima.
“Os suicídios podem ser evitados. Precisamos ter o conhecimento sobre suas causas e sintomas, por isso é importante debatermos isso”, contou a Secretaria de Saúde de Sandolândia, Lorena Nunes. “É relevante sempre incentivar as pessoas que apresentam os sinais de cometerem suicídio a procurarem uma ajuda especializada, as famílias precisam ter conhecimento da situação, bem como os amigos próximos para que essas pessoas se sintam acolhidas e estimuladas a buscarem essa ajuda”, afirma.
Cerca de 450 pessoas estiveram presentes. A prefeitura de Sandolândia se diz satisfeita pela boa participação dos moradores e entende a necessidade de se trabalhar com a prevenção ao suicídio, porque muitas situações trágicas podem ser evitadas. São informações de grande relevância social.