Os visitantes do estande da Universidade de Gurupi – UnirG, na 48ª Exposição Agropecuária de Gurupi, poderão fazer o empréstimo ou a troca de livros disponíveis na Gelateca de Leitura. O projeto é desenvolvido por acadêmicos do 6º período do curso de Letras, para incentivar a formação do hábito da leitura na comunidade local.
No último sábado, 21, a Gelateca foi exposta com bastante aceitação, na Feira da Amizade, na Praça do Centro Cultural Mauro Cunha. O curso prevê a disponibilização da biblioteca em diferentes pontos da cidade, bem como a expansão do projeto com unidades em pontos definitivos.
“Nós pensamos numa gelateca para fomentar a leitura, porque observamos que principalmente os jovens da nossa cidade não têm muito interesse em ler livros. Eles leem textos curtos, mensagens nos celulares e essa dificuldade afeta na aprendizagem, na interpretação de textos e afins”, relatou a professora responsável pelo projeto, Ane Lise Furlan.
Conforme o acadêmico Marcos Paulo Gonçalves Cerutti, até o momento os públicos que mais contribuíram com doações e que se interessaram nas leituras, são formados por crianças e pré-adolescentes. “Isso mostra que essa gama de leitores pode ser ampliada e com a prática da leitura poderão ser excelentes cidadãos. É extremamente gratificante fazer parte de um projeto como esse, inusitado, chamativo e esperançoso para a literatura, em uma época em que os livros estão sendo deixados de lado e sendo substituídos pelos brilhos das telas e a eloquências dos jogos”, frisou o estudante.
O projeto Gelateca de Leitura, também, aceita doações de livros. A Exposição Agropecuária de Gurupi será até 04 de junho, no Parque de Exposições João Lisboa da Cruz.