logo

Acadêmico e egressas da UnirG realizam intercâmbios no exterior

O ano iniciou com oportunidades para melhorar o currículo acadêmico e profissional, para um estudante e três ex-alunas da Universidade de Gurupi – UnirG, por meio de intercâmbios nos EUA, Alemanha e Canadá.

Marcos Vinicios Carvalho Aguiar, acadêmico do 8º período de Medicina, realiza por cinco semanas, o estágio observacional no Departamento de Ortopedia da Universidade do Arizona em Phoenix – Arizona, Estados Unidos.

O futuro médico relatou que a oportunidade surgiu quando apresentou um trabalho científico no Congresso Brasileiro do Trauma Ortopédico, em maio do ano passado, em Curitiba/PR. Durante o evento, Marcos Vinicius conheceu o Dr. Michael McKee, palestrante e presidente do Departamento de Ortopedia da Universidade do Arizona, que proporcionou o intercâmbio.

“Fazer um estágio nos EUA sempre esteve nos meus planos, onde tenho o propósito de me especializar. E para que isso possa ocorrer é imprescindível ter experiência clínica no país”, afirmou o estudante.

Sobre o estágio, o aluno frisou que tem sido importante acompanhar as cirurgias, os atendimentos ambulatoriais e participar também de todo o processo de treinamento dos residentes em ortopedia.

“Eu posso treinar habilidades cirúrgicas, realizar técnicas de dissecção de cadáver, participar da discussão de casos clínicos todos os dias e ter conhecimento sobre os artigos científicos relacionados a área, contato direto com os médicos preceptores da residência e todos os residentes. Eles valorizam muito a pesquisa e essa experiência tem reafirmado a importância da produção científica na Medicina, usando essas informações no processo de aprendizagem e principalmente no cuidado aos pacientes”, destacou.

Egressas

Mariana Fernandes da Costa  e Tatianne Oliveira de Sousa são enfermeiras graduadas na UnirG. As profissionais foram selecionadas para assinar contrato de trabalho com uma empresa alemã e a previsão é de que, em junho, estejam em Schwerin, no norte da Alemanha, para atuar como enfermeiras em clínicas e hospitais, nas áreas de cuidados paliativos,  intensivo e semi-intensivo.

Atualmente as egressas passam por um curso de Língua Alemã, em São Paulo/SP, no Instituto Goethe. “O curso é ofertado pela empresa, começou no início de janeiro e será concluído em maio, ocorrendo de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.  Ao chegar na Alemanha iremos continuar o curso com o nível B2, do qual necessitamos para revalidar o diploma”, disse Mariana.

Pricila Zancanella, egressa de Fisioterapia também realiza um intercâmbio de aprimoramento da Língua Inglesa, por quatro semanas, no Western Town College, em Toronto, capital de Ontario, no Canadá.

A egressa mencionou que a decisão do intercâmbio veio da busca pela fluência na Língua Inglesa. “Essas experiências vividas refletem diretamente sobre a minha perspectiva de visão sobre o mundo, não apenas pessoalmente como profissionalmente, pois estou fora da minha zona de conforto, o que permite um olhar mais humano e global sobre os que estão em minha volta”.

“Creio que essa vivência e o network (trabalho em rede) que o intercâmbio me proporcionou, torna-me uma fisioterapeuta melhor além de abrir meu leque de estudos a partir do Inglês”, finalizou Zancanella.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.