Neste sábado, 28, às 14h, será realizado o Chá com os idosos, uma ação do curso de Letras da Universidade de Gurupi – UnirG, para a entrega do livro de relatos, produzido por seis acadêmicas do 3º período do curso. O evento será na Casa do Idoso de Gurupi.
A obra foi produzida por meio do projeto de extensão curricularizada “Relatos de Memórias: desenvolvendo a sociointeração na terceira idade por meio de práticas linguageiras”.
Conforme a acadêmica, Rílary Soares, as participantes do projeto não imaginavam a dimensão que os resultados alcançariam. “Foi a partir da emoção do primeiro contato com os idosos que passamos a nos doar inteiramente ao projeto, sair em busca das doações e registrar todos os lindos relatos que adquiríamos nas escutas com eles”.
A estudante mencionou ainda que “o objetivo foi de proporcionar a inclusão dos idosos no meio social, de dar voz a eles. A questão do esquecimento dos familiares foi a mais pontuada pelos idosos nas nossas entrevistas. Mas, nós reforçamos em todos os momentos, o fato deles serem especiais, importantes, fortes e incríveis. São histórias lindas que o leitor vai descobrir em cada página”, frisou a estudante.
O Projeto
Durante o projeto, a Casa do Idoso se transformou em um ambiente rotineiro para as acadêmicas, onde elas viajaram no tempo por meio de um canal transportador emitido pelas emoções dos moradores, ao relembrarem suas histórias e trajetórias de vida. A escuta atenta das estudantes foi materializada em textos, compondo os contos da obra
O trabalho foi desenvolvido durante esse semestre sob a supervisão dos professores de Letras Ma. Maria Wellitania de OIiveira e Me. Alexandre Peixoto Silva. A iniciativa rendeu uma parceria entre o curso e a e Secretaria Municipal do Idoso.
“O planejamento foi de devolver aos idosos esse produto da pesquisa-ação. A programação foi seguida com os registros dos relatos, que agora serão devolvidos à Casa do Idoso. O livro não será comercializado, temos poucas tiragens, mas alguns exemplares serão distribuídos em bibliotecas locais”, afirmou a professora Wellitania.
Ela destacou ainda que, “um dos anseios é de despertar a juventude para pensar e refletir sobre a velhice, olhar o idoso com empatia, solidariedade e reconhecimento pelas vivências e experiências trazidas ao logo de suas histórias”, frisou a professora.
Durante o projeto foram desenvolvidas, também, ações de cunho social como arrecadação de insumos de higiene pessoal, coleta de mensagens de alento da comunidade local para os internos, dentre outras atividades.
No Chá com os idosos serão entregues os itens de higiene pessoal como fraldas geriátricas, shampoo, condicionador, hidratantes e perfumes, arrecadados pelos participantes.
Trabalhos Científicos
Na tarde de hoje, 26, as acadêmicas envolvidas apresentaram dois trabalhos no VI Colóquio Interdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão, da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins).
As pesquisas apresentadas foram: “Desenvolvendo a sociointeração na terceira idade por meio de práticas linguageiras”, pelas acadêmicas Isabela Santana Brandão, Jhennifer Silva Carvalho e Maynara Nogueira Lemos e “Relatos de Memórias: rompendo a invisibilidade do idoso”, pelas estudantes Ana Paula Soares Marinho, Rilary Soares Mota e Rita Márcia Pereira Soares.
A Casa do Idoso de Gurupi está localizada na rua S-10, quadra 24, Setor Sol Nascente.