Campanha teve início no dia 1º e prossegue até 31 de maio
O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), realiza na próxima sexta-feira, 6, às 9 horas, o evento de abertura oficial da 1ª etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa, que ocorrerá na Fazenda Califórnia, a 25 km de Araguaína, no município de Babaçulandia, região norte do Estado. A campanha teve início no dia 1º de maio e prossegue até o dia 31 de maio.
Nesta etapa houve uma mudança nas estratégias de vacinação. Por isso, deverão ser vacinados apenas os bovinos e bubalinos com até 24 meses de idade. A expectativa da Agência é imunizar cerca de 5 milhões de animais nesta faixa etária.
No último sábado, 30, o Tocantins recebeu a notícia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que a suspensão da vacinação contra a febre aftosa ocorrerá a partir de novembro deste ano, portanto, esta será a penúltima etapa de vacinação contra febre aftosa no Estado.
“Este é um reconhecimento do trabalho que a Adapec vem desenvolvendo ao longo dos anos e também do compromisso e seriedade dos produtores rurais e de toda a cadeia produtiva de carne do Tocantins, por isso, queremos conclamar a todos os produtores, empresários do setor do agronegócio e autoridades da região norte para prestigiar este evento que será marcante para a história do nosso Estado”, disse o presidente da Adapec, Paulo Lima.
Vacinação
A Adapec reforça que, a vacinação e o ato de declaração são obrigatórios e o produtor rural, após vacinar o rebanho deve ir ao escritório da Agência do seu município munido da nota fiscal da compra da vacina e preencher a carta-aviso. O prazo para declarar a imunização é até o dia 10 de junho. Mesmo os produtores rurais, que não tenham animais nesta faixa etária da campanha, devem fazer o preenchimento da carta-avisa para atualização cadastral.
As doses de vacinas devem ser adquiridas em estabelecimentos agropecuários devidamente cadastrados na Adapec. E para manter a eficácia da vacinação, é recomendado o cuidado no transporte, armazenamento e utilização da vacina. Estas, devem permanecer na temperatura entre 2°C e 8°C até o momento da aplicação, utilizar agulhas novas e desinfetadas para evitar abcessos no gado, aplicar a dose de 2 ml por animal na tábua no pescoço e procurar vacinar nos horários mais frescos do dia, início da manhã ou fim da tarde.
A Agência também orienta os pecuaristas a aproveitarem o manejo do rebanho e vacinem os animais contra raiva e brucelose.
Dados
O Tocantins possui um rebanho de mais de 10 milhões de bovídeos, distribuídos em 56,4 mil propriedades rurais.