Estão abertas as inscrições para o Anuário de Poetas e Escritores do Tocantins-2019, organizado pelo escritor e editor gurupiense, Eliosmar Veloso. O certame é aberto a todos escritores residentes no Tocantins e tem por objetivo dar mais visibilidade à produção literária tocantinense.
A novidade deste ano é que a publicação irá contar, pela primeira vez, com o apoio da Secretaria municipal de Cultura de Gurupi e da Câmara de Vereadores.
As inscrições podem ser feitas na Secretaria Municipal de Cultura de Gurupi, localizada no Centro de Convenções Mauro Cunha, ou pelo e-mail [email protected], onde será fornecido o regulamento completo. Mais informações pelo whatsspp (63) 98487-1558 A inscrição para o Anuário é gratuita.
A secretária de Cultura de Gurupi, professora Zenaide Dias da Costa, destaca que o surgimento do Anuário de Poetas e Escritores do Tocantins, é uma grande iniciativa, pois graças a essa publicação, a produção literária contemporânea tocantinense ganha mais evidência e propicia a um número bastante amplo de leitores, não só no Tocantins, mas em outras localidades do Brasil e até do exterior, a conhecer um pouco mais da literatura do mais novo Estado da Federação.
Para o organizador da obra, Eliosmar Veloso, o Anuário de 2019 vai propiciar a apresentação de trabalhos com seus diferentes estilos e gêneros, que exteriorizarão a criatividade, a sensibilidade e, acima de tudo, a pujança do fazer literário no Estado caçula do Brasil, destacando que mesmo o Tocantins sendo ainda um Estado novo, já possui uma identidade literária pujante, onde vários autores se destacam.
REGULAMENTO DO ANUÁRIO FICHA DE INSCRIÇÃO DO ANUÁRIO DE ESCRITORES
SOBRE O ORGANIZADOR
Eliosmar Veloso é poeta, escritor, edior, dramaturgo, diretor teatral, artesão e ativista cultural. Escreveu e dirigiu mais de 30 espetáculos teatrais, com destaque para o teatro de comédia, porém, sempre enfocando em seus textos questões sociais. Administrou o Centro Cultural Mauro Cunha (1998-2000), além de ter sido responsável pela Coordenadoria de Arte e Cultura da Secretaria Municipal de Educação de Gurupi. Membro fundador da Academia Gurupiense de Letras, da qual já foi presidente por dois mandatos consecutivos (2005/2009), onde é titular da Cadeira nº 02.
É autor dos livros O amor e a vida – 1986 (poesias), Três vias – 2000 (textos teatrais), Vestígios – 2004 (poesias), Caminho de Pedras – 2004 (autobiográfico) e Janela da Liberdade – 2009 (romance). Desde 1978, também organiza e edita o Anuário de Poetas e Escritores de Gurupi.