logo

6ª Edição do Anuário de poetas e escritores do Tocantins será lançada dia 8 de novembro em Gurupi

Uma importante obra da literatura tocantinense, que reúne trabalhos em verso e prosa de dezenas de autores de várias cidades do Estado chega a sua 6ª Edição. Organizado pelo poeta, escritor e dramaturgo Eliosmar Veloso, o “Anuário de poetas e escritores do Tocantins” será lançado no dia 8 de novembro, às 20h, no Centro de Convenções Mauro Cunha, em Gurupi. O lançamento faz parte do calendário de eventos alusivos aos 61 anos de emancipação política da Capital da Amizade e da Prosperidade.

Esta 6ª Edição da Obra conta com o apoio da Prefeitura de Gurupi por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. A secretária da pasta, Zenaide Costa ressalta a importância da valorização da literatura local e de todo o Estado. “Vejo como um momento muito importante para a literatura do Tocantins, no qual apresentamos para a comunidade a riqueza literária do nosso Estado a partir do município de Gurupi. Estou muito feliz em ver o resultado do trabalho, o livro está lindo. É uma parceria nossa com a Academia Gurupiense de Letras (AGL), uma proposta da gestão de valorizar a literatura e a arte como um todo. Somos indutores da cultura, apoiamos aqueles que realmente fazem e buscamos dar condições para que trabalhos como este possam ser publicados, e para que a literatura tocantinense seja enriquecida com o trabalho feito em Gurupi”, disse.

A comissão de seleção dos textos foi composta pelos escritores Ana Márcia Barros, Eliosmar Veloso e Zacarias Martins. Juntos selecionaram mais de 150 textos de 50 autores para compor o Anuário. O projeto constitui-se de temáticas variadas e estilos criativos. Alguns dos autores escolhidos são estreantes no universo literário, outros veteranos.

O presidente da comissão de seleção dos textos, Zacarias Martins, que é também membro da Academia Tocantinense de Letras avaliou o projeto do Anuário como um empreendimento literário democrático. “O grande diferencial desse projeto é a forma democrática de acesso aos novos talentos literários, tem autores que estão participando pela primeira vez do livro. É interessante ainda, que esses escritores iniciantes estão mostrando seus trabalhos lado a lado com escritores veteranos. E com isso o Anuário se torna uma grande vitrine do fazer literário tocantinense e Gurupi sai na frente, especialmente a administração municipal, por apoiar esse empreendimento literário”, afirmou.

A secretária de Cultura acrescentou que a publicação deixará em evidência a produção literária tocantinense. “Esse livro, com toda certeza dará mais visibilidade para Gurupi no cenário literário nacional, porque é um grande referencial da produção literária contemporânea tocantinense, certamente ficará marcado nos anais da história de Gurupi, da história cultural da capital da amizade”, concluiu Zenaide Costa.

Evento

Faz parte da programação do evento apresentações culturais com os alunos de iniciação musical da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, recital de poemas e poesias, e apresentações de escritores tocantinenses.

Portal do Amaral

Portal do Amaral - O Seu Portal de Notícias / E-Mail: [email protected] – Tel. (63) 98471-7540 / 99975-7227 / WhatSapp: (63) 98471-7540

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.