Para comemorar a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, uma equipe do 4º Batalhão de Polícia Militar realizou na manhã da última sexta-feira, 24, uma palestra voltada para a prevenção de drogas aos membros da Associação de Pais e Amigos do Excepcionais (Apae), em Gurupi.
A convite da secretária geral da Apae, Sandra Francisca Pereira, quatro policias ministraram a palestra na Escola Especial São Francisco de Assis, sendo uma instrutora do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), sargento Cíntia Maria Antunes e três integrantes da Força Tática que trabalha com cães, os sargentos Uires Martins Portilho, Heber Cleber de Rezende e o soldado Antônio Luis Beserra Lino.
Na oportunidade a instrutora do Proerd falou da importância de evitar o contato com drogas sejam elas lícitas ou ilícitas. Já a equipe da Força Tática fez apresentações usando o cão farejador Taigre, além de distribuir balas e pirulitos às pessoas presentes. Durante a palestra os taticanos apresentaram como é feito o adestramento do cachorro para localizar entorpecentes, em seguida o animal recebeu muito carinho das mãos de alguns participantes do evento.
“É muito importante a inserção da Polícia Militar em ações de prevenção ao uso do álcool, cigarro e drogas ilícitas com os alunos da APAE, pois estes alunos com necessidades especiais não estão imunes a ofertas destas substâncias. Nós do Programa Proerd, em parceria com a Força Tática, ficamos gratos à direção da instituição pelo convite e esperamos ter colaborado com este importante tema na Semana do Deficiente”, destacou a instrutora Cíntia.