Na manhã desta terça-feira, 14, o 4º Batalhão de Polícia Militar em parceria com os municípios de Gurupi, Figueirópolis, Dueré, Cariri e Sucupira certificou 1.260 alunos do Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência – Proerd, referente ao 1º semestre de 2018. Desde a implantação do curso em 2002, a Unidade já certificou 54.140 alunos. O curso contemplou as turmas do 5º ano do ensino fundamental de vinte e duas escolas do ensino público dos municípios parceiros, cujos alunos receberam as instruções pela equipe do Proerd da Unidade, coordenada pela Primeiro Tenente Shirley Rocha Albino.
A solenidade aconteceu no salão de eventos do Palácius Real e contou com a presença do Comandante do Policiamento do Interior – CPI, Coronel Humberto Costa Parrião, do Comandante do 4º BPM, Tenente-Coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça, da Coordenadora estadual do Proerd, Tenente-Coronel Alaides Machado, dos prefeitos, secretários municipais, diretores e professores dos municípios contemplados com o programa, pais, oficiais e praças da Unidade.
O evento teve início com o cântico do Hino Nacional Brasileiro e subsequentemente houve a apresentação dos alunos das 22 escolas municipais, da equipe de instrutores do Proerd e cântico de uma canção pelo cantor Filesmon. Ainda, como parte da programação, houve a premiação aos alunos que elaboraram as melhores redações com o tema “Proerd, drogas e violência”. Premiou-se ainda, os alunos cujas redações se destacaram, os quais foram presenteados com uma bicicleta para cada um.
Os atos mais importantes para os alunos aconteceram com a confirmação do compromisso de dizerem “não às drogas e à violência” e o recebimento do certificado de conclusão do curso. Ao final do evento, todos os alunos cantaram com muito entusiasmo a canção do proerd.
Em seu discurso, a Tenente-Coronel Alaides assegurou aos presentes o compromisso da Polícia Militar em atuar preventivamente e com maior ênfase através das ações do Proerd, cujos resultados têm sido de grande relevância para a comunidade tocantinense,afirmou. A coordenadora relembrou que mais de 400 mil alunos, entre crianças, adolescentes e pais foram certificados pela Polícia Militar do Tocantins, desde a implantação do programa em 2002.
O Comandante da Unidade destacou o papel preponderante da Polícia Militar na promoção de ações educacionais e preventivas desenvolvidas pela equipe do Proerd, as quais resultam na melhoria da qualidade de vida e segurança das comunidades da região sul do estado. Destacou e agradeceu ainda, a indispensável parceria com os prefeitos municipais pelo apoio e disponibilidade de condições favoráveis à execução do curso, por intermédio das respectivas secretarias municipais de educação.
O programa consiste num esforço cooperativo da Polícia Militar, educadores, pais e comunidade para oferecer atividades educacionais em sala de aula, a fim de prevenir e reduzir o uso de drogas e a violência entre crianças e adolescentes. Ele tem caráter social preventivo, e o seu objetivo é prevenir o uso de drogas, fixando em nossas crianças a necessidade de desenvolver as suas potencialidades para que alcance de maneira plena e concreta uma sociedade segura e livre das drogas.