A mobilização da comunidade, especificamente os condutores e pedestres, é de fundamental para preservação da vida no trânsito.
Na manhã desta quinta-feira, 02, o 4º Batalhão de Polícia Militar – 4º BPM, em parceria com a Prefeitura de Gurupi, o Departamento Estadual de Trânsito – Detran, Polícia Rodoviária Federal – PRF, Corpo de Bombeiros Militares – CBM e outras entidades e órgãos públicos, além da iniciativa privada iniciaram as ações preventivas no trânsito de Gurupi, alusivas à campanha “Maio Amarelo”.
A mobilização tem por objetivo chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. O amarelo simboliza atenção e também a sinalização e advertência no trânsito.
A campanha decorre do decreto emitido pela Organização das Nações Unidas – ONU, em 11 de maio de 2011, que estabeleceu a década de ação para segurança no trânsito, tornando-se o mês de referência para mobilizar e estimular a participação da população, empresas, governo e entidades de maneira a buscar a adoção de postura consciente e preventiva no trânsito.
Para o comandante da Unidade, coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça, a mobilização da comunidade, especificamente os condutores e pedestres, é de fundamental para preservação da vida no trânsito. Ressaltou ainda, que os índices de acidente com vítimas fatais e graves reduziram no último biênio, cuja análise decorre de diversos fatores, dentre eles as ações preventivas e repressivas realizadas pela PM e pelos órgãos de fiscalização no trânsito, a melhoria da sinalização viária e adoção de postura consciente e preventiva dos motoristas.