33 anos do Detran/TO: Uma história marcada pela modernização dos serviços e promoção da segurança no trânsito

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33 anos do Detran/TO: Uma história marcada pela modernização dos serviços e promoção da segurança no trânsito

Ao longo dessas três décadas o órgão tem atuado para a formação de condutores qualificados, prestar serviços de qualidade à população e promover a segurança nas vias do estado.

Fundado em 17 de outubro de 1991, o Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO) nasceu como órgão executivo de trânsito no âmbito da segurança pública tocantinense. Ao longo desses 33 anos de existência, exerceu seu papel de garantir a formação de condutores qualificados, prestar serviços de qualidade referente à habilitação e veículos, e promover a segurança das vias do estado, ao passo que avançou na modernização dos serviços, melhorou a infraestrutura do órgão e intensificou sua atuação nos municípios com ações de fiscalização e educação para o trânsito, colaborando para o bem-estar da população.

Com uma história de êxitos e desafios nesta jornada de pouco mais de três décadas da sua criação, o Detran/TO se desenvolveu e se fortaleceu como órgão que trabalha visando a oferta de serviços de qualidade e assegurar a segurança do trânsito do Tocantins, por meio da emissão de habilitações; aplicação de provas que capacitam os futuros condutores; registro e monitoramento da frota veicular estadual; além de trabalhos perenes de fiscalização e ações de educação para o trânsito nas avenidas, escolas, empresas e organizações de todo o Tocantins, construindo um trânsito cada vez mais harmônico e humanizado.

Infraestrutura

Inicialmente, a sede do órgão funcionou em instalações, em um prédio alugado, na antiga 106 sul (atual Arne 12), em Palmas. Em 21 de dezembro de 2002, o Detran/TO atingiu um marco significativo com a inauguração da atual sede, na 401 norte, com uma área de aproximadamente 10.000 m², abarcando cinco blocos distintos, amplo estacionamento, galpões de vistorias e espaços para a realização de provas.

O Diretor Financeiro do Detran/TO e servidor público do órgão desde 1993, Amélio Félix, também participou da inauguração da nova sede, destacando a importância da mudança para os servidores e usuários do órgão. “Foi um marco para o Detran. Saímos de um imóvel precário e sem estrutura para uma sede novinha e totalmente estruturada. Apesar da região, à época, não ter asfalto, a mudança ainda sim foi muito importante, tanto para os colaboradores, quanto para os usuários”, destaca o diretor.

Geovane Frazão, supervisor de atendimento de veículos do Detran/TO e servidor público do estado desde 1994, acompanhou a inauguração da nova sede do órgão enquanto estava na Ciretran de Araguaína, onde trabalhava na época, e enfatiza que, naquele momento, o novo local “propiciou mais conforto e espaço para funcionários e usuários, representando também o compromisso do Detran com o bem-estar dos seus servidores e dos seus usuários”, pontua Frazão.

Com o objetivo de proporcionar ainda mais conforto e segurança aos cidadãos, o órgão avançou (realizou melhorias) em sua infraestrutura. Em 2023, o Governo do Tocantins investiu sete milhões na reforma das unidades do Detran/TO, incluindo a sede e as Ciretrans de Araguaína, Gurupi, Paraíso do Tocantins e Araguatins. A revitalização dos blocos de Habilitação e Veículos na sede do órgão e a Ciretran de Gurupi e Araguaína já foram entregues. Neste processo de infraestrutura, foi entregue também novos uniformes aos servidores e agentes de fiscalização do Detran/TO, que para além de promover a identidade visual do órgão, garante a padronização dos serviços e permite a identificação dos servidores.

Modernização dos serviços

Do mais velho ao mais novo, cada servidor tem acompanhado as transformações que o Detran/TO passou e passa, e contribuído neste processo, sempre em busca da melhoria dos serviços e a luta por um trânsito mais seguro.

Frazão lembra que, ainda na década de 1990 e meados do início de 2000, os trabalhos estavam centralizados em maioria na sede, sendo assim, processos simples demoravam para serem finalizados. O servidor ainda relata o uso da máquina de datilografar e o cálculos das taxas dos serviços prestados pelo órgão feitos manualmente. “Naquele tempo, todos os documentos CRV e CRLV eram emitidos na capital Palmas. Portanto, para um simples licenciamento anual, era necessário montar um processo e fazer uma vistoria. As taxas eram preenchidas em máquinas de escrever, pois nas Ciretran não havia computadores e nem qualquer sistema para uma simples consulta. Inicialmente, todo o trabalho era feito com máquinas de datilografar, taxas calculadas à mão e baseadas em tabelas da Secretaria da Fazenda, exclusivamente na Sede do órgão, em Palmas”, conta o servidor.

O primeiro grande avanço tecnológico do Detran/TO é a chegada dos primeiros computadores e demais equipamentos de informática ao órgão e as Ciretrans, em 1997, possibilitando a realização de processos e emissão de boletos e documentos, descentralizando os serviços e garantindo celeridade. Ainda neste mesmo ano, foi implementado o sistema Renavam e feita a mudança das placas amarelas para as cinzas. Em 2023, o Governo do Tocantins, com o intuito de atualizar a infraestrutura tecnológica do órgão e aprimorar os serviços, entregou uma leva de 420 novos computadores ao Detran/TO, sinalizando mais um marco importante para o avanço tecnológico que o órgão tem visado.

Hoje, os usuários do Detran/TO são contemplados com a praticidade tecnológica e otimização do tempo, uma vez que muitos processos, como consulta de débitos, documentos veiculares e abertura de processos, podem ser feitos pela internet, no site institucional ou aplicativo, sem que os usuários precisem se deslocar até o órgão.

Vanusa Martins, servidora do Detran/TO desde 1994, enfatiza que no âmbito da Banca Examinadora, o órgão avançou com a chegada dos equipamentos de informática e o surgimento de sistema on-line, um cenário completamente diferente em relação ao que ela vivenciou no início de sua carreira no serviço público. “Houve diversas mudanças nas formas de aplicação de provas e aulas no Detran desde que entrei. A introdução de plataformas online, aulas teóricas é uma novidade, permitindo que algumas sejam ministradas online. Em 2024, estamos vivendo um cenário muito diferente, com uma gestão mais humanizada, sempre em busca de instituirmos um trânsito seguro com condutores cada vez mais responsáveis e prudentes”, afirmou.

A Banca examinadora do Detran/TO, setor responsável pela elaboração e execução das provas para a formação dos condutores, passou por mudanças ao longo do tempo, a exemplo da descentralização dos processos dos candidatos, que passou às autoescolas guardar e gerenciar os processos de obtenção da habilitação, dando maior autonomia aos Centro de Formação de Condutores (CFC) e reduzindo o acúmulo de funções do órgão.

Stefany Rodrigues, atendente do setor de habilitação do Detran/TO, é relativamente nova no órgão e iniciou seus serviços ainda como estagiária em 2018, cursando direito, até que veio a oportunidade de assumir um cargo como servidora. Mesmo estando no Detran/TO a menos tempo que alguns servidores, Stefany afirma que o órgão avançou, tendo o objetivo primordial de garantir ofertar serviços de qualidade e garantir a segurança no trânsito. “Nesses quase 7 anos trabalhando no Detran/TO, pude acompanhar muitas mudanças no órgão: estruturais, procedimentais e de gestão, sempre pautadas em fornecer um atendimento cada vez melhor à população, conscientizar para um trânsito mais seguro e incentivar políticas de bom comportamento no trânsito. Acredito que o Detran/TO exerce um papel importante na idealização de um trânsito mais seguro, sendo esse um dos nossos principais objetivos.”, pontua a servidora.

Mudança no sistema

Avançando no tempo, em 2009, o Detran/TO realizou mais um salto no seu parque tecnológico, com o lançamento do Detran Net, o atual sistema de banco de dados que o órgão utiliza e que substituiu o antigo Net Term, marcando uma nova fase da modernização dos serviços. Com interface e operacionalização simplificada, o sistema é o Portal de Serviços, que armazena a base nacional dos órgãos de trânsito e viabiliza o compartilhamento de informações entre os Detrans.

O servidor do Detran/TO, Romário Ferreira, que acompanhou a implementação do Detran Net, destaca que o sistema além de moderno, tem sido uma importante ferramenta para a garantia da segurança viária. “Com interação em tempo real e extensa diversidade, o Detran Net é um importante aliado do órgão na promoção da segurança no trânsito, tendo em vista que os serviços disponibilizados pelo órgão tiveram uma otimização, reduzindo o tempo de regularização da frota de veículos, regularização mais célere dos condutores com registro de sua CNH no estado do Tocantins, disponibilização de informações em tempo real para os agentes de trânsito em todas as localidades do estado, melhorando as operações de fiscalização do trânsito. O Detran Net tem sido objeto de melhorias nos vários Estados que o utilizam, cenário que possibilita o desenvolvimento cooperado entre os usuários da solução, reduzindo custos e promovendo uma situação muito favorável à gestão pública.”

O diretor financeiro do órgão, Amélio Félix, enfatiza também a implementação do Detran Net como outro momento chave para a instituição, no que confere os avanços tecnológicos. “Com a implantação do DETRAN NET no final de 2009, a tecnologia foi outra, mais moderna, com funções e aplicativos mais seguros, inclusive para o setor financeiro e contabilidade, o que não existia com as dificuldades que tínhamos em épocas anteriores”, destaca o diretor.

Detran/TO Fácil

No decorrer da história, novos tempos exigiram da instituição uma evolução tecnológica e com isso foi lançado em 2023 o aplicativo Detran TO Fácil. Disponível para Android e IOS, o aplicativo foi desenvolvido pela Agência de Tecnologia da Informação (ATI) e oferece acesso a serviços prestados pelo Detran/TO relacionado à habilitação; como 2ª via e troca para a definitiva; e veículos; como 1ª emplacamento, ATPV e emissão de guias; garantindo que os usuários não precisem se deslocar para o órgão.

Fiscalização e Educação para o Trânsito

Um importante pilar do Detran/TO é sua atuação no âmbito da segurança viária, por meio dos trabalhos de fiscalização e educação para o trânsito. Com blitzes educativas e repressivas, caminhadas, passeios ciclísticos em avenidas e rodovias, teatros de fantoches e palestras em escolas, órgãos e empresas; o órgão visa construir um trânsito mais seguro com condutores mais responsáveis.

O órgão tem intensificado as ações ao longo dos anos e aderiu a diversas campanhas que buscam sensibilizar os condutores e demais usuários da via quanto à temática do trânsito, a exemplo do Maio Amarelo, um movimento que mobiliza toda a comunidade com o objetivo de conscientizar a população sobre os altos índices de sinistros de trânsito. A campanha deste ano alcançou mais de 40 mil pessoas diretamente em todo o Tocantins e foi premiada nacionalmente pelo Prêmio Senatran, na categoria educação para o trânsito. Outra campanha desenvolvida pelo Detran/TO é a Semana Nacional do Trânsito, que tem o propósito de instigar a reflexão pela forma como nossos condutores transitam e incentivar uma postura mais responsável e prudente nas vias.

Além de aderir ao movimento nacional, o Detran/TO desenvolve todos os anos campanhas e iniciativas próprias, a exemplo da Campanha Verão Seguro 2024, realizada durante o mês de julho, época das férias escolares e período de praia em todo o estado, em que há o aumento do fluxo de veículos nas rodovias e, consequentemente, uma elevação na ocorrência de sinistros. Nesse sentido, agentes de fiscalização e educadores de trânsito se unem e em conjunto traçam um projeto educativo e repressivo em avenidas, rodovias, praias e pontos turísticos dos municípios tocantinenses. A campanha deste ano alcançou em torno de 222 mil pessoas diretamente. Com campanhas publicitárias em rádios, redes sociais e televisão, estima-se que a mensagem do movimento tenha chegado a 80% da população.

O Detran/TO também desenvolve operações em período de feriados nacionais e festividades regionais tocantinenses, a exemplo da Operação Lei Seca (combate à alcoolemia), Operação Corpus Christi, Operação Cavalgadas (Cavalgadas em todo o estado), Operação Independência (7 de setembro), Operação Folião Seguro (Carnaval), Operação Senhor do Bonfim (Romaria do senhor do Bonfim em Natividade), Operação Volta às Aulas, Vistorias Escolares, entre outras. Durante estes períodos de campanhas e operações, o órgão executivo de trânsito intensifica sua atuação nas vias do município, mas as ações de fiscalização e educação para o trânsito acontecem ao longo de todo o ano.

A gerente de educação para o trânsito do Detran/TO, Hélida Cristina Noronha, explica que a perenidade das ações garante a reforçar a mensagem das ações educativas, acompanhando os novos desafios que a temática do trânsito traz. “O trânsito é algo dinâmico, com novos desafios e comportamentos que mudam com o tempo. A conscientização sobre leis e boas práticas não pode ser algo pontual, precisa ser reforçada constantemente para que se torne parte do nosso cotidiano. Além disso, cada geração traz novos usuários do trânsito, e precisamos garantir que esses novos participantes estejam bem preparados e conscientizados desde o início. A educação contínua também tem o papel de acompanhar as mudanças nas legislações, nas tecnologias e nos meios de transporte. Se queremos um trânsito mais seguro, precisamos estar sempre atualizados, e isso só é possível com programas educativos consistentes”, pontua a gerente.

Uma importante iniciativa implantada pelo Detran/TO foi o Concurso de Redação sobre segurança no trânsito. Com sua primeira edição este ano, a iniciativa é voltada aos estudantes do ensino médio da rede pública estadual, na qual visa envolver os alunos e desenvolver redação abordando a temática do trânsito, incentivando uma reflexão sobre a educação para o trânsito.

“Temos avançado na modernização dos nossos serviços, por meio da digitalização dos processos e qualificação dos nossos servidores, além de ter intensificado e aprimorado a atuação dos nossos agentes de fiscalização e educadores de trânsito. Há muito a ser feito para atingirmos o nível de excelência que almejamos, por isso trabalhamos arduamente no desenvolvimento de novos projetos que eleve a qualidade da nossa atuação, estando em consonância com a gestão do Governador Wanderlei Barbosa, que é trabalhar e cuidar do povo tocantinense”, destacou o presidente do Detran/TO, Willian Gonzaga.

Donatilia é servidora do Detran do concurso de 1994 e acompanhou a mudança da sede do órgão da antiga 106 sul para a atual (401 norte) – Felix Carneiro/Governo do Tocantins 

Vanusa ingresso no serviço público também pelo concurso de 1994, lotada em uma escola estadual em Colinas, logo se mudou para Palmas, onde trabalhou no Ruraltins e em 2003 foi para o Detran, totalizando 21 anos de serviços prestados – Felix Carneiro/Governo do Tocantins

Stefany iniciou seu serviço na esfera pública ainda como estagiária em 2018 e logo foi efetivada. – Felix Carneiro/Governo do Tocantins

Geovane também ingressou no concurso de 1994, iniciando seu trabalho na Ciretran de Araguaína – Felix Carneiro/Governo do Tocantins 

Romário Ferreira, está no Detran há 18 anos e acompanhou a mudança do sistema do órgão – Felix Carneiro/Governo do Tocantins 

Amelio Félix, diretor financeiro do Detran/TO, iniciou seu serviço no detran em 1993 e no ano seguinte virou servidor efetivo através do concurso de 1994. – Felix Carneiro/Governo do Tocantins.

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