Com a participação de 150 produtores rurais, a Prefeitura de Gurupi por meio da Secretaria Municipal de Produção, Cooperativismo e Meio Ambiente realizou o 1º Fórum Municipal de Gestão na Roça. O evento ocorreu neste sábado (24), no auditório da Escola Municipal Antônio Lino de Souza.
O objetivo do Fórum foi qualificar, por meio de palestras, os produtores rurais de Gurupi e municípios vizinhos, com assuntos diversos, entre eles, empreendedorismo, manejo e conservação do solo e água, uso da frota agrícola municipal e até estratégias para comercialização dos produtos.
“Este Fórum foi desenvolvido a partir de uma necessidade de informar o pequeno produtor sobre todos os aspectos comerciais daquilo que ele produz na sua propriedade e de forma muito simples transmitir a estes produtores experiências de gestão”, destacou o Secretário de Produção, Cooperativismo e Meio Ambiente, Tom Lyra.
O secretário disse ainda que um dos intuitos é preparar os pequenos produtores para venderem seus produtos para a alimentação escolar do município e expandirem seus lucros. “Em contato com o secretário de educação, Eurípedes Fernandes, conseguimos fazer com que através do programa da alimentação escolar, comprássemos esses produtos. O Fórum serve para informar os produtores sobre quais os procedimentos para vender alimentos ao Município e ao Estado e qual a forma correta de contabilizar os seus lucros”, frisou Lyra.
Jorge Cabral é produtor rural e presidente da Associação Micro Jandira. Ele fez questão de participar do Fórum e valorizou este tipo de capacitação aos trabalhadores do campo. “Isso nos ajuda muito para o aumento da renda da nossa produção e para conservar o meio ambiente com consciência, aqui nós podemos tirar muitas dúvidas e trocar ideias sobre as dificuldades e melhorias do serviço rural”, afirmou Cabral.
Os palestrantes do evento foram gestores das Secretarias Municipais de Educação e Produção, Cooperativismo e Meio Ambiente, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e do Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).
Palestras
– Procedimentos para uso da Frota Agrícola Mecanizada Municipal – Alice Jorge (Diretora Municipal de Agricultura);
– Vantagens de se tornar Micro Empreendedor Individual (MEI) – Claudia Lopes (Sala do Empreendedor);
– Requisitos Técnicos de manejo e conservação do solo e da água – Asafe Santa Bárbara (Diretora Municipal de Meio Ambiente);
– Desafios Gerenciais na produção de alimentos em pequena escala – Adriana Matos (SENAR);
– Comercialização dos produtos para o Programa de compra direta e Merenda escolar – Marcos Antônio Ramos (Secretaria Municipal de Educação);
– Estratégias para comercialização do excedente: Associativismo – José Carlos Bessa (SEBRAE);
– Obtenção de crédito para atividades em pequena escala (PRONAF) Banco da Amazônia, Banco do Brasil, Caixa, SICOOB e SICREED.