10ª Conferência Estadual de Saúde do Tocantins promove diálogo e propostas para o fortalecimento do SUS

logo

Conecte conosco

10ª Conferência Estadual de Saúde do Tocantins promove diálogo e propostas para o fortalecimento do SUS

Evento reúne representantes de 18 cidades da região da Ilha do Bananal para discutir propostas e políticas públicas

A 10ª Conferência Estadual de Saúde do Tocantins está em andamento, realizando-se nos dias 30 e 31 de maio no Parque do Povo, na capital Palmas. O evento reúne representantes de governos federal, estadual, sociedade civil e secretarias municipais de saúde, com o objetivo de promover o diálogo e discutir propostas para a melhoria do Sistema Único de Saúde (SUS) no estado.

O destaque deste ano é o stand voltado para as 18 cidades da região de saúde da Ilha do Bananal, liderado pela Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS). O espaço tem como propósito apresentar projetos e políticas públicas implementados por esses municípios no âmbito do SUS, além de realizar uma exposição de produtos culturais, artesanatos, bebidas e comidas típicas da região.

A conferência ocorre a cada quatro anos e, em 2023, traz como tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”. Representando Gurupi no evento, estão presentes a gerente de acompanhamento e avaliação da atenção básica, Ray Marilen, o secretário municipal de saúde, Sinvaldo Moraes, e delegados do conselho municipal de saúde, usuários, trabalhadores da saúde, prestadores e gestão.

O secretário municipal de saúde de Gurupi, Sinvaldo Moraes, ressaltou a importância da participação da região da Ilha do Bananal no evento: “Estamos com essa responsabilidade de liderar a região da Ilha do Bananal, neste evento que é tão importante para todo o estado e até para o Brasil! Juntos, iremos representar nossa região e elaborar propostas e diretrizes que possam trazer melhorias para os serviços oferecidos no SUS. No final, reuniremos nossas propostas com as demais do estado, e o que for melhor será incorporado na elaboração do Plano Plurianual de Saúde do governo Federal e Estadual, que é o foco deste evento”.

A Conferência Estadual conta com delegados eleitos nas Conferências Municipais e representa a etapa de definição das propostas do Tocantins, a serem apresentadas na 17ª Conferência Nacional de Saúde. O evento nacional será realizado em Brasília, de 2 a 5 de julho de 2023, pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e Ministério da Saúde (MS).

A 10ª Conferência Estadual de Saúde do Tocantins reafirma o compromisso do estado em fortalecer o SUS e promover um debate amplo e participativo sobre as políticas de saúde, visando sempre a garantia de direitos, a defesa do SUS, da vida e da democracia.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA