logo

Sesc abre mostra literária “Diálogo em Quadrinhos” no dia 23

Entre 23 de fevereiro e 23 de março Palmas irá receber a mostra literária “Diálogos em Quadrinhos”, com as tiras de Venes Caitano e os quadrinhos de Ciro Gonçalves. A mostra é resultado do Sesc Amazônia das Artes de 2016. A visitação gratuita estará aberta no hall do Centro de Atividades Sesc Palmas, situado na 502 Norte, das 7h30 às 21h.

A exposição foi concebida a partir do encontro dos dois em um café literário, durante a programação do Sesc Amazônia das Artes, em 2015 em Mato Grosso (MT). Composta por quadrinhos e tirinhas, a mostra apresenta a singularidade artística e literária de cada autor. Jovens e politizados, tratam de assuntos cotidianos de maneira leve e com uma pitada de ironia e humor. A exposição oportuniza uma reflexão sobre o processo criativo da ‘arte sequencial’, que inspira as HQs, e a maneira como esses dois artistas constroem seus discursos acerca de temas do cotidiano de maneira sensível, crítica e humorada.

Venes apresenta um trabalho com identidade marcante, com a presença de personagens recorrentes, temas e estilo definidos. Já Ciro nos traz a experimentação, as variadas maneiras e formatos de se fazer quadrinhos como se quisesse mostrar ao seu interlocutor não ter amarras a uma única formatação. Ambos, em seus trabalhos, proporcionam ao leitor o encontro com a poesia, a política e o humor, em uma tentativa de aliviar o peso das mazelas do cotidiano.
Suas obras apresentam uma literatura como liberdade em uma sociedade que parece estar cada dia mais hedonista e individualista, acorrentada pelo consumismo, pelas novas tecnologias e pela virtualização da vida.

Ciro Gonçalves
É quadrinhista, ilustrador, caricaturista, artista plástico, escritor e, segundo ele mesmo, nas horas vagas, jornalista e advogado. Nasceu em São Luís, Capital do Maranhão, residiu por 15 anos em Palmas (TO) e atualmente mora em Praia Grande (SP).  Publicou em 2014 seu primeiro livro: “Formiga Formiga Formiga e Mais Formigamentos”, poesia, escrito e ilustrado pelo autor. Em 2016, lançou, em parceria com o também quadrinhista Daniel Santos, a coletânea de histórias em quadrinhos “A passeio”. Já realizou 6 exposições individuais, entre os anos de 2008 e 2014, e 9 coletivas, entre 2013 e 2015.

Venes Caitano
É cartunista, nascido no interior do Estado do Tocantins e reside em Minas Gerais.  Desenha histórias em quadrinhos utilizando temas corriqueiros com os quais se depara no seu dia-a-dia. Apaixonado pelo desenho desde criança, graduou-se como Bacharel Enfermeiro (não praticante) e atualmente está cursando Cinema de Animação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Premiado em salões de humor internacionais e nacionais, participou de exposições de caricaturas em homenagem a Steve Jobs, Chico Anysio, Amy Winehouse, Ziraldo e outros. Lançou em 2014 seu primeiro livro “Vi-Venes” de forma independente. Nele consta uma coletânea de tiras publicadas na internet entre 2013 e 2014.

Sesc Amazônia das Artes
O Sesc Amazônia das Artes é um projeto que consiste em promover a circulação da produção cultural da região Amazônica, formadas pelos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, além de incluir o Piauí como convidado em virtude de sua proximidade geográfica e identificação com o cenário sociocultural da região.

Serviço
Amazônia das Artes – Mostra Literária “Diálogos em Quadrinhos”
Data: de 23 de fevereiro a 23 de março
Local: Hall do Centro de Atividades Sesc Palmas (502 Norte)
Horário: 7h30 às 21h
Visitação: gratuita
Informações: (63) 3219-9948 | 3212-9922

Fonte:
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.