logo

Secretaria de Saúde realiza dia de combate e conscientização do câncer de próstata

Nesta terça-feira, 21 a Secretaria Municipal de Saúde de Cariri do Tocantins realiza o dia D de Conscientização e Combate ao Câncer de Próstata. As equipes estão atendendo no Posto de Saúde Manoel Pedro Pires Filho, onde são oferecidas consultas médicas, consultas odontológicas, orientação nutricional, massagem, solicitação de exame de PSA, atualização do cartão de vacina, teste rápido para o diagnóstico de doenças sexualmente transmissíveis, corte de cabelo e barba, entre outros.

A secretária de Saúde Maria Auxiliadora Aires destacou a importância dos homens se cuidarem, deixarem o preconceito de lado e colocar a saúde em primeiro lugar. Ela também enfatizou o empenho e o preparo da equipe em atender esse público, além do total apoio do prefeito Junior Marajó nas ações de promoção da saúde pública de qualidade.

A primeira-dama, Dayane Rodrigues, participou da abertura do evento representando o prefeito Junior Marajó e alertou para que os homens se conscientizem durante todos os dias do ano e procurem os atendimentos de saúde. “Todo dia é dia de se cuidar, de se prevenir. Os homens tem certa dificuldade de procurar o médico, de ter uma rotina de cuidados, mas que vocês mudem esse pensamento, pois toda a equipe da saúde está aqui apta para atendê-los, oferecendo o melhor serviço a vocês”, enfatizou.

Dados

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele. Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte.

Prevenção

Para evitar essa doença é importante manter uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura. É importante também manter uma rotina de exercícios físicos, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar.

Sintomas

Em sua fase inicial, o câncer da próstata tem evolução silenciosa. Muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou a noite). Na fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.

Tratamento

Para doença localizada, cirurgia, radioterapia e até mesmo observação vigilante. Para doença localmente avançada, radioterapia ou cirurgia em combinação com tratamento hormonal. Para doença metastática (quando o tumor original já se espalhou para outras partes do corpo), o tratamento é a terapia hormonal.

A escolha do tratamento mais adequado deve ser individualizada e definida após discutir os riscos e benefícios do tratamento com o seu médico.  

Jonas Amaral

Jonas Amaral – RP Nº: 911 – DRT / TO – Diretor Geral e Editor Chefe do Portal do Amaral – E-Mail: [email protected] – Tel. (63) 98471-7540 / 99975-7227

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.