logo

Propaganda eleitoral é reduzida em 10 dias na TV; veja as mudanças no TO

 

Com o novo calendário, as eleições municipais serão mais curtas. Eleitores têm até 4 de março para fazer recadastramento biométrico.

O horário eleitoral gratuito no rádio e na TV foi reduzido em 10 dias. Antes, o período durava 45 dias, mas agora serão 35. Esta foi uma das mudanças anunciadas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins para este ano. Com o novo calendário, as eleições municipais também serão mais curtas. O objetivo é reduzir os custos das campanhas.(Veja a tabela)

DATAS DO NOVO CALENDÁRIO ELEITORAL
Escolha de candidatos 20 de julho a 5 de agosto
Registro de Candidatura Até 15 de agosto
Propagando eleitoral A partir de 16 de agosto
Horário eleitora na TV e Rádio De 26 de agosto a 29 de setembro

Em relação aos eleitores, o TRE destacou que eles terão até o dia 4 de março para fazer o recadastramento biométrico. Conforme o órgão, até o momento 93 mil eleitores de 12 zonas eleitorais ainda não atenderam à convocação da Justiça Eleitoral.

Em relação aos eleitores, o TRE destacou que eles terão até o dia 4 de março para fazer o recadastramento biométrico. Conforme o órgão, até o momento 93 mil eleitores de 12 zonas eleitorais ainda não atenderam à convocação da Justiça Eleitoral.

“É importante ressaltar que o não comparecimento implicará no cancelamento do título de eleitor, ficando assim impedido de pegar empréstimos em bancos, matricular em instituições públicas, tomar posse em serviço público, dentre outras consequências”, alertou a presidente do TRE-TO, Ângela Prudente.

Outra novidade neste ano é o processo de apuração dos votos. Será utilizado o QR code, código que possibilitará ao eleitor conferir os votos de cada urna no fim da votação.

A ferramenta dará maior segurança e transparência eleitoral, afirmou o secretário da Tecnologia da Informação em substituição, Valdenir Junior.

Mudanças foram anunciadas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (Foto: Divulgação/TRE-TO)Mudanças foram anunciadas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (Foto: Divulgação/TRE-TO)

A ampliação da participação feminina foi mais uma mudança. Agora, os partidos terão que reservar no mínimo 5% e no máximo 15% do montante do Fundo Partidário para aplicar nas campanhas das candidatas.

O tempo mínimo para propaganda e inserção para elas agora é de 20%. Antes eram apenas 10%.

Os candidatos a prefeito e a vereador poderão gastar até 70% do maior gasto declarado para o cargo em 2012” explicou. Nos municípios com até 10 mil habitantes, as regras também mudaram. O candidato a prefeito poderá gastar até R$ 100 mil reais e o vereador, até R$ 10 mil.

O Tocantins tem 1,12 milhão eleitores. As eleições serão no dia 2 de outubro.

____

Parceiros:

Pro_1

Fonte:
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.