logo

Projeto de construção da TO–500, na travessia da Ilha do Bananal, ganha novo impulso

Na sua busca incansável de consolidar um antigo sonho dos produtores rurais e da população do entorno da Ilha do Bananal tanto no Tocantins, quanto no Mato grosso, o engenheiro  José Mazzaro, esteve em audiência no início deste mês com o presidente da Funai, Franklimberg Ribeiro Freitas, em Brasília. Ele estava acompanhado do senador José Medeiros, do mato Grosso. Na pauta, os próximos passos a serem executados com vistas a implantação da TO-500 Travessia da Ilha do Bananal.

De acordo com Mazzaro, como parte da nova etapa desse projeto serrão realizadas as audiências públicas, principalmente junto às comunidades indígenas, as quais teve o apoio imediato da própria Funai. Além disso, a equipe de Mazzaro já encaminhou toda documentação necessária ao diretor Rodrigo Paranhos, da Diretoria de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável, com o objetivo de dar sequência ao Licenciamento Ambiental, já em andamento pelo Governo do Estado do Tocantins.

Otimista com os contatos realizados com o Governo Federal, Mazarro informou que uma nova reunião de trabalho foi agendada para o próximo dia 19, na DPDS na sede da Funai, em Brasília.

Na terça-feira (12), Mazzaro participou, em Brasília,  do lançamento da AGRO + INTEGRIDADE,  do Ministério da Agricultura, que está sendo colocada em prática através do ministro Blairo Maggi e contando com o apoio do Palácio do Planalto. Na ocasião aconteceu um rápido bate-papo entre o ministro Blairo e o Mazzaro que destacou a importância do Projeto da TO-500, para o AGRO +.

O ministro sugeriu marcar para breve uma audiência especial para se tratar do assunto.

Importante salientar, o total respeito a comunidade indígena, formada pelas etnias Javaés e Karajás,  em que foi destacada na reunião, a obrigatoriedade do cumprimento de todas as leis, decretos e portarias vinculadas ao assunto, bem como a OIT 169.

Mazzaro destacou ainda, que após esses atos burocráticos serão programadas as audiências públicas, inicialmente com toda a comunidade indígena, para definição de todos os detalhes; sociais, ambientais e econômicos, junto a essa comunidade. E na segundo segunda-feira dia (15), reunirá com o governador do Tocantins Marcelo Miranda em uma importantíssima reunião.

Blairo Maggi e ao fundo engº. Mazzaro, salão Nobre, P. Planalto

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.
error: Conteúdo protegido!!