logo

Prefeitura suspende concurso por 60 dias para readequação de vagas

O concurso da Prefeitura de Gurupi foi suspenso por 60 dias. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (2) pelo próprio município. A decisão foi tomada atendendo uma recomendação do Ministério Público Estadual para que o número de vagas fosse readequado. Segundo órgão, não foram disponibilizadas vagas para cargos que atualmente são ocupados por servidores contratados.

Conforme o procurador do município, Thiago Benfica, neste período de 60 dias, será feito um levantamento do quantitativo de cargos para promover as readequações.

Benfica disse ainda que os inscritos podem ficar tranquilos porque as novas datas serão divulgadas com antecedência para que os candidatos possam realizar as provas com tranquilidade.

Entenda
Na última sexta-feira (24), a prefeitura disse que o concurso seria apenas prorrogado por um curto prazo.

São oferecidas 712 vagas para preencher cargos do Quadro Geral, Educação, Saúde e Procuradoria Municipal, cujas provas seriam realizadas a partir do dia 12 de março.

O MPE emitiu recomendação porque não foram disponibilizadas vagas para cargos que atualmente são ocupados por servidores contratados. “Estima-se que centenas de vagas deixaram de ser oferecidas nos editais dos concursos, privando os interessados de concorrer a tais cargos”, disse o promotor de Justiça Roberto Freitas Garcia.

Além disso, a recomendação apontou ainda que a maioria dos salários oferecidos para os cargos de nível superior são mais baixos que os previstos em leis federais que regulamentam as profissões.

“Tal fato levanta suspeita de que o gestor público tem o propósito de despertar o desinteresse da população em ser servidor efetivo e ao mesmo tempo manter um elevado número de servidores contratados”, disse o MPE.

Ainda conforme o Ministério Público, a prefeitura mantém diversos servidores contratados com remunerações superiores às oferecidas no concurso, para os mesmos cargos. O certame inclusive já foi motivo de polêmica devido às remunerações oferecidas.

Fonte:
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.