logo

Prefeitura de Gurupi cria Sala da Dengue e se torna referência no combate ao Aedes Aegypt no Norte do Brasil

Gurupi é exemplo na Região Norte do Brasil em combate ao mosquito Aedes Aegypt. Ele que transmite a Dengue, o Zika Vírus e a Febre Chikungunya assola muitas cidades brasileiras neste início de ano. Porém em Gurupi a história é diferente. Enquanto foram confirmados apenas dois casos de Dengue, o Zika Vírus e a Febre Chikungunya ainda não atingiram os gurupienses.

Como forma de combater o mosquito e manter a população protegida, a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria da Saúde, criou a Sala da Dengue. Em solenidade que ocorreu no Paço Municipal, na manhã da última quinta-feira (28) o Prefeito Laurez Moreira assinou o decreto que inaugura a mesma.

Prefeitura de Gurupi cria Sala da Dengue e se torna referência no combate ao Aedes Aegypt no Norte do Brasil 2“Gurupi é exemplo não só para o Tocantins, mas como para o Brasil. Enquanto a dengue se espalha nós conseguimos diminuir os índices”, comemora Laurez, que complementa: “Nós acreditamos no trabalho preventivo. Pedimos para que a população se mobilize para que continuemos com esses bons índices”.

Funcionamento

A sala vai funcionar na Policlínica (Rua 5 entre Avenidas Alagoas e Rio Grande do Norte) com coordenação da Assessora em Saúde de Doenças Vetoriais do Município, Danyella Araújo. “Vamos ter todo aparato para dar suporte e monitorar as ações”, explica a Secretária da Saúde de Gurupi, Suely Aguiar.

O comitê formado pela Vigilância Sanitária, Policia Militar, Bombeiros, Prefeitura de Gurupi representado pela Secretaria da Educação, Cultura, Saúde e Infraestrutura e sociedade organizada se reunirá nesta Sala. Nela estará disponível um telão para a realização de web conferências com o Ministério da Saúde, bem como acompanhamento em tempo real dos focos de Dengue, Zika e Chikungunya.

Disk Dengue

Além da Sala, a Secretaria da Saúde de Gurupi criou o Disk Dengue, que é um número disponível para ligações das 8h às 18h, em que a comunidade pode ligar para denunciar focos de mosquito Aedes. “O intuito nosso é criar mais um mecanismo para o acesso da população para com a gestão. A nossa equipe está preparada para atender a população”, destaca Danyella.

_______

Parceiros:

Par_04

Fonte:
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.