logo

Polícia Militar – 27 anos servindo ao Tocantins

Em 1º de janeiro de 1989 era assinada a Medida Provisória nº 001, que definia a estrutura organizacional básica do Poder Executivo do Estado e inseria a Polícia Militar no seu organograma geral. Desde então, o Tocantins passou a contar com o serviço de segurança pública de um dos órgãos de maior destaque desde sua criação.

258086_1000Considerada uma das polícias militares de maior confiança por parte da população, dado obtido em pesquisa nacional, a Polícia Militar do Tocantins é composta por um Órgão de Direção, sendo o Comando Geral, cujo Comandante Geral atual é o coronel Glauber de Oliveira Santos, e o Estado Maior, chefiado pelo coronel Edivan de Jesus Silva. Também é integrada por Órgãos de Apoio, Órgãos Especiais e de Execução, este último constituído pelas Unidades Operacionais como Batalhões de Polícia Militar, Companhias Independentes, Companhias Destacadas, Pelotões, Destacamentos e Sub-Destacamentos.

Inicialmente a Polícia Militar contava com um efetivo de 1.137 policiais do estado de Goiás, que atuava nesta região, os quais optaram por ficar no novo Estado. A primeira turma de soldados concursada no Tocantins formou-se em 09 de novembro de 1989, com 122 militares. Já em 2003 foi iniciada a formação da primeira turma de oficiais em solo tocantinense.

A primeira sede do Quartel do Comando Geral – QCG foi instalada na capital provisória — Miracema do Tocantins, na Rua Maranhão, onde atualmente funciona a sede da 6ª CIPM – Companhia Independente da Polícia Militar. No dia 17 de abril de 1990, após a instalação na capital definitiva do Estado, o Comando Geral da Polícia Militar, acompanhando a sede do Governo, mudou-se para Palmas, na Avenida NS-2 (antigo prédio do Dertins). O QCG passou por mais dois lugares, até ser instalado na sua sede definitiva, em 21 de abril de 2002, localizada na Avenida LO-05, Quadra AE 304 Sul, Lote 02.

E para comemorar os 27 anos de implantação, ao longo do mês de janeiro, a Polícia Militar publicará uma série de matérias especiais com fatos e curiosidades que marcaram a história da gloriosa, como é respeitosamente chamada. História essa que tem sido construída com honra, perseverança e grandes conquistas através dos integrantes que pertenceram e pertencem aos seus quadros.

___

Parceiros:

Pro_1

Fonte:
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.