logo

header-ad

Plano Safra da Agricultura Familiar é lançado em Gurupi

O evento de lançamento do plano na região sul, foi realizado na tarde desta última terça-feira, 30, no plenário da Câmara Legislativa de Gurupi. O objetivo do evento foi apresentar as oportunidades de créditos para investimentos na produção rural no estado.

Durante o evento o presidente da Câmara Valdônio Rodrigues (PSB), cobrou melhor acessibilidade ao crédito oferecido pelo programa.

O lançamento contou com a presença de vereadores, do subsecretário da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), Ronison Parente, do delegado da Delegacia Federal de Agricultura Familiar no Tocantins, Junior Pelizari, e de representantes de outras instituições envolvidas no setor do agronegócio, como Banco do Brasil, Banco da Amazônia, Instituto do Desenvolvimento Rural (Ruraltins), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Tocantins (Fetaet), e representantes de produtores rurais da região.

O subsecretário da Seagro explicou que o Plano Safra 2017/2020 abrange 10 eixos: crédito e seguros da produção; Novo Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF); titulação de terras; regulamentação da Lei da Agricultura Familiar; agroecologia; apoio à modernização produtiva da agricultura familiar; comercialização dos produtos da agricultura familiar; agricultura urbana e periurbana e ações integradas no Semiárido.

“Essa é uma oportunidade para os pequenos produtores, facilitando o acesso ao crédito e permitindo que esses agricultores possam produzir e gerar renda, já que a previsão é de recorde para essas próximas safras no Tocantins”, destacou Parente.

O presidente do Poder Legislativo gurupiense, Valdônio Rodrigues (PSB), destacou a importância do programa e cobrou maior facilidade no acesso a informação e no processo de contratação do crédito.

“É preciso empenho por parte das instituições financeiras para que o pequeno produtor rural saiba da existência desse crédito. A maioria dos agricultores não sabe da existência do programa. São muitos benefícios, mas falta divulgação e também suporte a esses produtores para facilitar o acesso deles ao crédito”, disse o presidente, e sugeriu que as instituições financeiras organizem visitas aos pequenos produtores levando propostas sobre o crédito disponibilizado pelo programa.

Sobre o programa

O Plano Safra da Agricultura Familiar é um programa, do governo federal, de incentivo ao produtor rural com objetivo de provocar o crescimento agrícola no país.

Para o Tocantins, serão disponibilizados cerca de R$ 400 milhões em crédito para a safra 2017/2020.

Trilha02

Fonte:
Jonas Amaral

Jonas Amaral - RP Nº: 911 - DRT / TO - Diretor Geral e Editor Chefe do Portal do Amaral – E-Mail: [email protected] – Tel. (63) 98471-7540 / 99975-7227

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.