logo

header-ad

Período chuvoso no Tocantins não deve durar muito, diz especialista

Estado está sendo favorecido por dois fenômenos temporários. El Niño deve continuar a agir em fevereiro e março e atrapalhar as chuvas.

Cerca de 50% da média de chuva esperada para o mês de janeiro no Tocantins caiu nos últimos três dias. Segundo o Núcleo de Meteorologia da Fundação Universidade do Tocantins (Unitins), choveu mais de 200 mm e a média para este período é de 250 mm. Os dias chuvosos, entretanto, não devem durar muito, segundo afirmou o coordenador do núcleo, José Luiz Cabral.

“Nós estamos sendo favorecidos por dois fenômenos atmosféricos temporários: a zona de convergência de umidade e a de convergência do atlântico sul, que traz umidade da região amazônica e leva para oceano Atlântico. Isso porque o Tocantins fica bem no meio do caminho”, disse.

Segundo o pesquisador, o fenômeno El Niño continua atuando no país e vai voltar a prejudicar o período chuvoso no estado. “As chuvas têm sido um alento. Elas chegaram a média esperada para janeiro, mas o El Niño continua atuando. Ele foi prejudicial no primeiro trimestre do período chuvoso e vai continuar agindo nos meses de fevereiro e março”, afirmou.

Previsão
Em Palmas, a previsão do tempo para esta quarta-feira (20) é de “céu encoberto a nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas”. A temperatura mínima deve ficar entre os 23° e a máxima em 30°.

Parceiros:

Pro_2

 

Fonte:
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.