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Ouvidoria da Saúde visa satisfação do paciente e atua como elo entre o usuário e Estado

Reimplantada em julho de 2015, a Ouvidoria do Hospital Regional de Gurupi (HRG) tem desempenhado importante função na relação do usuário com o serviço público de saúde no Estado. Por meio dela, as reclamações são ouvidas, registradas e atendidas, num sistema diretamente interligado com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesau).

O coordenador do setor, Aurélio Zanina, explica que o serviço é de mediação de conflitos, visando a satisfação do paciente. “A Ouvidoria está ligada com o gabinete da secretaria e isso facilita a resolução dos problemas apresentados pelos usuários. Nós recebemos as demandas e procuramos formas de resolvê-las com agilidade e presteza”, afirmou.

Uma das pessoas que procurou a Ouvidoria para fazer uma reclamação foi Florentino Pereira da Silva. Em novembro do ano passado seu filho, Gustavo Silva Monteiro, sofreu um acidente que ocasionou uma fratura no tornozelo. Após ser atendido pela equipe do pronto socorro ele precisava passar por uma cirurgia, mas um servidor da unidade informou que não poderia realizar o procedimento.

Florentino fez a reclamação na Ouvidoria, que averiguou o caso e gerenciou o conflito, fazendo com que a cirurgia fosse realizada com êxito. “Fui muito bem tratado, bem atendido, tanto pela direção como pelos médicos e enfermeiros”, comentou, acrescentando que a Ouvidoria foi muito importante para resolver a situação de seu filho.

O serviço

Segundo o diretor geral do HRG, Celso Alencar, a Ouvidoria promove a transparência e possibilita que o usuário faça sua reclamação e também mande sugestão ou elogio. “É uma maneira de reavaliar o serviço e auxiliar na humanização do atendimento. Queremos que a população sinta-se à vontade para procurar o serviço e relatar possível dificuldade de acesso ao atendimento”, explicou.

A Ouvidoria da Saúde é um canal de articulação com o cidadão que exerce seu papel no controle social e na gestão pública de saúde, com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Entre as atribuições estão: receber as solicitações, reclamações, denúncias, elogios e sugestões e encaminhá-las ao conhecimento dos órgãos competentes, para providências cabíveis e posterior retorno ao cidadão.

O usuário pode expor reclamação ou sugestão presencialmente no Hospital Regional de Gurupi, por meio do número 0800 642 7200, pelo site: http://portalsaude.saude.gov.br/ ou ainda pelo e-mail: [email protected]. Em seguida o ouvidor replica a denúncia aos envolvidos que terão um prazo para manifestação. Após esse trâmite, o ouvidor entra em contato com o reclamante para apresentação de possível solução.

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