logo

Novos diretores escolares da rede estadual de ensino tomam posse e socializam projetos

Diretores das escolas públicas do Tocantins tomam posse nesta semana e iniciam a socialização dos projetos de gestão escolar para serem executados durante a gestão de até três anos. Eles foram aprovados no Processo Seletivo para Gestores Escolares realizado pela Secretaria da Educação, Juventude e Esportes (Seduc).

Márcio Neri Passos de Morais assumiu na manhã desta terça-feira, 9, a direção do Colégio Estadual de Alvorada, uma escola com 392 alunos matriculados no ensino médio. Ele explicou que o seu plano de trabalho está focado em aproximar mais o professor e o aluno, visando melhorar a aprendizagem. “Não sou diretor, sou um mediador que dará suporte para que os serviços aconteçam com mais agilidade e que a escola funcionem com qualidade”, contou.

Com o objetivo que todos da escola compreendam a complexidade da administração de uma unidade escolar, um dos projetos de Márcio é socializar as ações administrativas, de forma que outros profissionais possam ser gestores escolares por um dia. “Dessa maneira, todos terão um entendimento mais completo da gestão escolar e mais comprometimento na participação coletiva na tomada de decisões”, explicou.

Márcio nasceu em Porangatu, Goiás, é licenciado em Geografia e trabalha na Educação do Tocantins desde 2011.

Aliança do Tocantins

Raimundo Nonato Rodrigues de Souza é o gestor da Escola Estadual Nossa Senhora do Carmo, em Aliança do Tocantins. Ele já administrava a escola há sete anos. A instituição de ensino conta com 250 alunos matriculados no 4º ao 9º ano do ensino fundamental e ensino médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos.

Raimundo disse que o sucesso de uma boa gestão escolar está na valorização dos servidores. “O nosso lema é: Acreditamos em você! Sem motivação não teremos bons resultados no trabalho”, ressaltou.

Raimundo Nonato é graduado em Normal Superior, em Matemática e pós-graduado em Gestor Escolar.

Miracema

Em Miracema, Redy Soares Filho assume a Escola Estadual José Damasceno Vasconcelos, que conta com 327 alunos matriculados na segunda fase do ensino fundamental. Redy contou que a prioridade é reunir-se com os coordenadores pedagógicos, na segunda-feira, 15, e com os professores, na terça-feira, 16, para traçar um plano de trabalho coletivo.

“Vamos analisar nossas avaliações internas e externas e planejar as ações conforme a realidade da escola. A nossa prioridade é melhorar a aprendizagem e ter o aluno como nosso principal foco”, comentou.

Redy nasceu no interior de Divinópolis, tem graduação em Administração e licenciatura em Matemática, atuou como diretor na Escola Estadual Antônio Benvindo da Luz, em Tocantínia, e no Centro de Ensino Médio Dona Filomena Moreira de Paula, em Miracema. Atualmente, Redy estava trabalhando na Diretoria Regional de Educação de Miracema, lá exerceu as funções de coordenador de Administração e Finanças e de assessor de Currículo.

Araguatins

O professor Eliabe Antônio Miguel é o novo gestor da Escola Estadual Osvaldo Franco, em Araguatins. Ele trabalha na instituição de ensino desde 2002, exerceu as funções de coordenador financeiro e coordenador de apoio. Ele nasceu em Pernambuco e é graduado em licenciatura com habilitação em Matemática.

Como conhece bem a realidade da escola, Eliabe disse que irá focar em ações de fortalecimento da aprendizagem. “Estamos com Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) baixo, vamos trabalhar para elevar a aprendizagem e, naturalmente, os indicadores educacionais da escola”, disse.

Eliabe ressaltou a valorização dos professores e demais servidores da escola. “É importante cada um dos servidores sentirem o valor que tem o seu trabalho para a sociedade”, destacou.

Palmas

Com muita animação, o gestor Jucélio Araújo Machado, da Escola Estadual Setor Sul, em Palmas, assume a gestão escolar por mais três anos. Ele atuava como diretor há dois anos. Jucélio destacou como importante a valorização da equipe escolar e as parcerias.

“Estamos com atividades para reduzir a evasão escolar. No ano passado, trabalhamos com projetos de artesanato, de músicas e artes, além das atividades de fortalecimento da escola”, contou.

A equipe da Escola Estadual Setor Sul conta com a parceria da Polícia Militar, que além das atividades da Patrulha Escolar, do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proed), ministra aulas de Jiu-Jitsu na unidade escolar.

A Escola Estadual do Setor Sul conta com 1.100 alunos matriculados e oferece ensino fundamental do 4º ao 9º ano e ensino médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Este ano, a escola comemorará o seu aniversário de 25 anos.

Pedro Afonso

Quem recebeu nova gestora também foi a Escola Estadual Recurso I, localizada no município de Recursolândia, jurisdicionado à Diretoria Regional de Educação de Pedro Afonso. Quem assume a gestão da Escola é Kalline Tavares Silva Ribeiro. Ela conta que amadureceu a ideia para participar da seleção de diretores, depois de ser perguntada pela equipe da escola se ela iria participar do processo seletivo.

“Minha experiência de coordenação pedagógica trouxe experiência para assumir a direção. Estou confiante que farei um bom trabalho, pois tenho uma equipe bastante comprometida com a melhoria da qualidade do ensino”, ponderou Kalline.

Uma das primeiras ações previstas para o desenvolvimento da qualidade da educação é elaborar ações pedagógicas que estimulem a participação dos alunos nas atividades escolares, em parceria com a comunidade local.

Para a secretária da Educação, Juventude e Esportes, professora Wanessa Zavarese Sechim, este está sendo um momento positivo para a educação do Tocantins. “É uma alegria presenciar a animação desses gestores escolares que com suas ideias, ações e atividades darão um novo impulso ao ensino e à aprendizagem nas escolas públicas do Tocantins. Estamos acreditando nessa equipe de gestores, que conhecem a realidade educacional de suas escolas e a comunidade escolar. Cada gestor traçou um plano de gestão escolar direcionado a melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem”, explicou.

Jonas Amaral

Jonas Amaral - RP Nº: 911 - DRT / TO - Diretor Geral e Editor Chefe do Portal do Amaral – E-Mail: [email protected] – Tel. (63) 98471-7540 / 99975-7227

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.
error: Conteúdo protegido!!