logo

header-ad

Norte Sul: Valec oficializa Porto Seco Centro Oeste para operar no Pátio Multimodal de Gurupi

O Superintendente de Controle Operacional da Valec, Marcos Almeida, juntamente com o senador Donizeti Nogueira estiveram reunidos com o prefeito de Gurupi, Laurez Moreira, para anunciar a Porto Seco Centro Oeste como operadora do Pátio Multimodal de Ferrovia Norte-Sul em Gurupi. “Existe uma expectativa boa de grãos, minerais e carne em geral que estão previsto para o parque de Gurupi”, avaliou Almeida.

Conforme tínhamos anunciado no início deste mês (leia aqui), a Comissão Permanente de Licitação da Valec  divulgou na terça-feira, 26, o resultado a continuidade da licitação para Concessão de uso de Área no Pátio Intermodal da Ferrovia Norte Sul.

Segundo a Ata de abertura dos envelopes, a empresa Porto Seco Centro Oeste S.A, de Anápolis (GO), ofereceu a melhor proposta no valor de R$ 9.600.000,00 e deverá operar o Pátio de Gurupi pelo período de 30 anos.

A notícia foi dada na manhã desta quarta-feira, 27, ao prefeito de Gurupi, Laurez Moreira (PSB), pelo senador Donizeti Nogueira (PT), acompanhado pelo Superintendente de Controle Operacional da Valec, Marcos Almeida.

“Viemos a Gurupi para fazer uma visita à ferrovia porque a oposição tem falado muita bobagem que a ferrovia não estava funcionando e que era um dinheiro jogado fora. Iniciamos  o ano dando algumas respostas e contei com o apoio extraordinário da Valec que nos acompanhou neste visita. Estamos trazendo esta notícia para o prefeito e também dialogar com o prefeito”, disse o senador Donizeti.

Ferrovia AO Superintendente de Controle Operacional da Valec, Marcos Almeida, avaliou que em breve a empresa vencedora estará trabalhando para dar condições de transporte de grãos, minerais e carne.

“Tão logo que homologue a licitação, existe todo prazo regulamentar de cinco dias úteis após a abertura e, não havendo nenhum recurso, parte para elaboração do contrato de 30 anos com possibilidade de renovação por mais 30. Existe uma expectativa boa de grãos, minerais e carne em geral que estão previsto para o parque de Gurupi”, disse o representante da Valec.

Prazo da obra

De acordo com o Edital, a empresa vencedora terá o prazo de um ano, a contar da publicação no DOU do Contrato firmado, para colocar em operação, pelo menos, um terminal, mantendo o transporte mínimo de 294.000 t/ano e a partir do segundo a produção mínima anual deve passar a 500.000 toneladas.

Prevê ainda que nas áreas de concessão do Pátio de Integração Intermodal de Gurupi,  fica terminantemente proibida a exploração de hotel, motel, hospedaria, restaurantes, bares, estabelecimentos de diversão e congêneres.

___

Parceiros:

Pro_1

Fonte:
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.