logo

Mais de 23 mil candidatos fazem provas para conseguir diploma do ensino médio

Provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos serão aplicadas no domingo (19). Avaliações serão feitas em 12 municípios de acordo com o horário oficial de Brasília.

Nesse domingo (19) será realizado o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). A prova é indicada para pessoas que não concluíram os estudos em idade própria. No Tocantins, 23.887 candidatos se inscreveram e querem obter o certificado do ensino fundamental ou médio.

As provas serão aplicadas em Palmas e outros 11 municípios: Araguaína, Araguatins, Arraias, Colinas do Tocantins, Dianópolis, Guaraí, Gurupi, Miracema do Tocantins, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional e Tocantinópolis.

O Encceja é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Até o ano passado, os estudantes com mais de 18 anos podiam usar o desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para receber o diploma do ensino médio. A partir de 2017, a certificação de conclusão do ensino médio passou a ser feita somente através do Encceja.

Segundo a Secretaria de Estado da Educação Juventude e Esportes (Seduc), as provas serão aplicadas em dois turnos de acordo com o horário oficial de Brasília. Como Tocantins está fora do horário brasileiro verão, os candidatos devem ficar atentos.

No turno matutino, os portões abrem às 8h e fecham às 8h45. As provas serão realizadas das 9h às 13h. No turno vespertino, a abertura dos portões será às 14h30, com fechamento às 15h15, e prova das 15h30 às 20h30. Os horários são de acordo com o de verão.

Os alunos do ensino fundamental vão fazer provas de ciências naturais, história e geografia pela manhã e de língua portuguesa, língua estrangeira, artes, matemática, educação física e redação à tarde. As provas dos candidatos do ensino médio realizarão provas de ciências da natureza e ciências humanas pela manhã e de linguagens e códigos, redação e matemática à tarde.

Jonas Amaral

Jonas Amaral – RP Nº: 911 – DRT / TO – Diretor Geral e Editor Chefe do Portal do Amaral – E-Mail: [email protected] – Tel. (63) 98471-7540 / 99975-7227

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.