logo

Instituto Presbiteriano Araguaia de Gurupi comemora 56 anos de história

Uma das instituições educacionais mais bem conceituada de Gurupi, o Instituto Presbiteriano Araguaia, comemorou nesta sexta-feira (15), 56 anos de existência. A solenidade foi registrada com um expressivo número de pessoas, e foi marcado por um culto de louvor, adoração e gratidão a Deus.

Durante as programações aconteceram apresentações pelo grupo do Ministério de Louvor da igreja, apresentação com o Coral composto de alunos do 6º ano, homenagem a três alunas vencedoras do concurso de poesia da própria Instituição, homenagem para a professora Maria Joana Barbosa pelos 30 anos de IPA e uma palavra reflexiva pelo pastor Edmilson.

Professores: Willian, Luciana Fratin e seu esposo.

O Instituto Presbiteriano Araguaia foi fundado no ano de 1963, com a nomenclatura de Escola Evangélica Presbiteriana que oferecia educação para as séries iniciais do 1º ao 4º ano do ensino fundamental.

Desde a sua fundação, a instituição já iniciou observando princípios religiosos do cristianismo reformado e Presbiteriano, respeitando as aspirações de seus fundadores convictos dos benefícios da educação, na melhoria da qualidade de vida e das condições sociais de um povo, e um ambiente de fé cristã.

O IPA como é chamado, mesmo adotando um regime padrão da SEDUC/TO, não deixa de observar seus princípios, mantendo uma disciplina voltada para uma postura baseada na Bíblia Sagrada. Além do Estado, a 1ª Igreja Presbiteriana é a entidade mantenedoras do Instituto que é representada pelo Conselho Deliberativo da Mesma, na pessoa de seu Presidente Pastor Edmilson Agostinho dos Santos.

Alunas vencedoras do concurso de poesia e a professora Mônica Reis

Com uma estrutura de qualidade e profissionais qualificados, o Instituto Presbiteriano Araguaia no decorrer dos seus 56 anos vem fazendo história e oferecendo uma educação de qualidade para mais de mil alunos distribuídos entre o 6º ano do ensino fundamental a 3ª Série do Ensino Médio e tem um quadro de funcionários composto de mais de 70 profissionais.

Adriana Beatriz, Davia Abrantes, Ana Paula, Pakalolo e Jonas Amaral

O Instituto Presbiteriano Araguaia, ao longo dos anos vem contribuindo de forma significativa na formação de um cidadão capaz de compreender e promover ideias de liberdade, igualdade, justiça e um espírito de solidariedade, autodisciplina e respeito consigo mesmo e com o próximo.

O IPA, sempre vem primando pela formação integral do ser humano, tornando-se um cidadão cada vez mais consciente de sua participação na construção de uma sociedade mais justa, oferecendo a comunidade local uma alternativa diferenciada de ambiente escolar, comprometido com uma qualidade acadêmica diferenciada e uma cosmovisão pela palavra de Deus.

Parte da Equipe do IPA

A gestora, Adriana Beatriz Lemes Martins, ressaltou que, “O Instituto Presbiteriano Araguaia nasceu do sonho de poder contribuir com melhorias na sociedade, e hoje nossa escola é referência em educação na nossa cidade. São 56 anos de lutas, desafios, persistência, dedicação e vitórias. Agradecemos a Deus por sustentar essa Unidade Escolar. Agradecemos a toda comunidade escolar que se fez presente e agradecemos aos nossos funcionários que tem dedicado para cada dia oferecer o seu melhor”, destacou.

Gestora Adriana Beatriz

Em suas palavras, o presidente do Instituto, pastor Edmilson Agostinho, depois de ler uma passagem na Bíblia escrito no Salmo 8:3-7, destacou sobre a importância do aprendizado que os filhos estão aprendendo de geração em geração, que muitos dos pais presente naquele momento já forma alunos daquela Instituição de ensino, e que agora seus filhos percorrem os mesmos caminhos, tudo isso dar a entender que esses pais acreditam na educação oferecida pelo IPA, uma educação de qualidade. O pastor ainda ressaltou que o foco principal do IPA não visa dinheiro, e sim dar a sua contribuição para que através da leitura muitos possam ler e aprender da palavra de Deus, e a sua esperança é que mesmo com o passar dos tempos o IPA continue escrevendo uma história linda e de vitórias para as futuras gerações.

Pastor Edmilson Agostinho

Segundo a professora Leila Márcia Abreu, Assessora Executiva e de apoio aos municípios que representou a professora Claudia Moreira, Diretora Regional de Educação de Gurupi, afirmou: “Para mim como DRE, e representante da professora Claudia que é a nossa Diretora Regional,  eu me sinto bastante honrada e feliz com a educação da forma que o Instituto Presbiteriano tem conduzido, de forma séria, comprometida e que realmente tem feito a diferença, não é por um acaso que completa seus 56 anos com tanto sucesso. Eu realmente vejo que quando se leva a sério a educação, a gente vê as coisas sendo verdadeiramente transformadas, e o Instituto Presbiteriano tem feito a diferença em nossa cidade, parabéns a todos”, declarou.

Presenças

Participaram da solenidade de aniversário do Instituto Presbiteriano Araguaia, a professora Leila Márcia Abreu, Assessora Executiva e de apoio aos municípios que representou a professora Claudia Moreira, Diretora Regional de Educação de Gurupi, professora Ana Paula Maia, Assessora do Ensino Médio na Diretoria Regional, professor Davi Abrantes, atual Coordenador da Escola Municipal Ilsa Borges, Pakalolo, Chefe de Gabinete do prefeito Laurez Moreira, que o representou, Pastor Wagner Nunes da 2ª Igreja Presbiteriana de Gurupi e Pastor Guilherme  da Congregação ligada a 1ª Igreja Presbiteriana de Gurupi.

Jonas Amaral, Leila Márcia e Adriana Beatriz

Finalizando a solenidade com um delicioso jantar.

 

Jonas Amaral

Jonas Amaral - RP Nº: 911 - DRT / TO - Diretor Geral e Editor Chefe do Portal do Amaral – E-Mail: [email protected] – Tel. (63) 98471-7540 / 99975-7227 / WhatSapp: (63) 98471-7540

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.