logo

Grupo gestor da Seduc finaliza primeiro dia de trabalho em Guaraí em encontro com diretores e coordenadores

Com uma agenda de trabalho cheia, o grupo gestor da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) finalizou o primeiro dia de ações em Guaraí com o encontro junto aos coordenadores pedagógicos e diretores das escolas jurisdicionadas à Diretoria Regional de Educação (DRE). Este foi o quarto compromisso da equipe gestora da Pasta que, mais cedo, já havia realizado reuniões com os técnicos da Regional, com os dirigentes de educação dos municípios que compõem a DRE e com os alunos da rede estadual de ensino.

No encontro com os gestores escolares, a professora Wanessa Zavarese Sechim reforçou as mudanças aplicadas no Regimento Escolar e destacou os preparativos das escolas para as importantes avaliações que ainda ocorrerão em 2017, como a Prova Brasil e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para a secretária, o momento de contato direto com os diretores e coordenadores pedagógicos é importante para a continuidade do trabalho nas escolas.

“É fundamental para nós ouvirmos o que os diretores e os coordenadores pedagógicos têm a nos dizer. É importante para a gestão apoiar, dar esse suporte para as escolas nos preparativos para as avaliações que estão por vir e orientar a todos sobre as mudanças que foram feitas no Regimento Escolar”, completou a gestora.

As mudanças no Regimento Escolar, segundo a secretária, dizem respeito principalmente à recuperação final dos alunos. As alterações já passam a valer a partir deste ano letivo e apontam que aqueles estudantes que não conseguirem média 7,0 ao final do ano, terão outra chance de conseguir avançar nos estudos, desde que fiquem com notas entre 5,0 e 6,9. Ficando com notas entre esses dois valores os alunos poderão fazer uma avaliação, na qual terão que conseguir média 7,0 para serem aprovados.

Além disso, para os estudantes que estão na terceira série do ensino médio e no terceiro segmento da Educação de Jovens e Adultos (EJA), a nota do Enem passará a valer também para a certificação de conclusão da educação básica, desde que a média tenha ficado entre 5,0 e 6,9. Para isso, os alunos deverão estar inscritos e conseguirem aprovação no exame. “Com essas mudanças, o Enem passa a ser mais uma possibilidade de o aluno da terceira série avançar e concluir o ensino médio”, destacou Wanessa Sechim.

Diretores

Entre os diretores presentes no encontro, a possibilidade de discutir diretamente com a secretária, e com o grupo gestor da Seduc, o fortalecimento do processo ensino-aprendizagem é muito importante. Entre os gestores, a opinião era de que este é um momento de diálogo aberto com a gestão estadual.

“Essa proximidade que a Seduc está promovendo é de grande importância. Estou há 17 anos na educação e esta é a primeira vez que tenho essa oportunidade de contato direto com a secretária. Esta ação faz toda a diferença para quem está na escola, na ponta onde a educação acontece”, destacou Vanuza Santos Oliveira, diretora do Colégio Estadual Major Juvenal, de Fortaleza do Tabocão.

Já Priscilla Arataque, diretora do Centro de Ensino Médio Oquerlina Torres, de Guaraí, destacou o empenho das equipes da Seduc na implementação da Escola Jovem em Ação, que fomenta a educação em tempo integral em 12 unidades escolares do Tocantins. “Com essa proximidade e a atenção que estamos tendo de todas as equipes, temos a certeza que, mesmo que apareçam dificuldades, estamos no caminho certo”, frisou.

Jonas Amaral

Jonas Amaral - RP Nº: 911 - DRT / TO - Diretor Geral e Editor Chefe do Portal do Amaral – E-Mail: [email protected] – Tel. (63) 98471-7540 / 99975-7227

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.