logo

Ginástica Laboral integra rotina de servidores do Hospital Dona Regina

Com o objetivo de fortalecer os músculos mais utilizados durante a jornada de trabalho, melhorar a saúde e prevenir doenças e agravos, o Hospital e Maternidade Dona Regina, através do Serviço de Atenção ao Trabalhador (SAT), oferece programa de fisioterapia laboral para os servidores. Além da ginástica laboral, o programa é composto por orientações posturais e ergonômicas e atendimento fisioterapêutico individual.

A fisioterapeuta do trabalho, Letícia Alves Amaral, é responsável pela ginástica laboral nos setores do hospital e fala um pouco sobre os benefícios. “As doenças osteomusculares relacionadas ao trabalhoestão entre os principais motivos de afastamento do trabalhador, principalmente na área da saúde, e a ginástica é uma forma de fazermos o atendimento aqui mesmo. Entre os benefícios, estão a melhora da condição física, prevenção de lesões, redução de nível de estresse, estímulo ao relacionamento e satisfação no ambiente de trabalho”, explicou.

Servidoras comemoram os resultados do projet-Nielcem FernandesA equipe conta com mais duas fisioterapeutas, Morgana Jorge e Gabriela Cavalcante, que trabalham com o atendimento individualizado. “Enquanto a ginástica laboral trabalha na prevenção, a fisioterapia individual trata os servidores que já tem uma dor ou patologia instalada”, explica Morgana.

Alaíde Silva é enfermeira e conta que a ginástica tem contribuído para a diminuição de dores. “No setor de pré-parto trabalhamos constantemente agachadas, pegando peso e apesar de termos consciência da boa ergonomia, na prática acabamos nos descuidando. Eu mesma já adquiri uma hérnia de disco e a ginástica, além de diminuir as dores, melhora nossa disposição e serve como momento de descontração”, destacou.

A servidora Verimar Rodriges trabalha no setor administrativo do Dona Regina e falou sobre a mudança na rotina. “É um momento esperado por todos nós, pois ficamos muito tempo sentadas e na mesma posição, então o exercício é uma maneira de nos sentirmos mais dispostas e produtivas no trabalho”, reforçou.

Fonte:
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.