logo

Estudantes realizam estágio na Coapa e conhecem mercado de trabalho

Além de levar conhecimento aos produtores rurais por meio de cursos, palestras e outros eventos técnicos, a Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa), com sede em Pedro Afonso (TO), também oportuniza a estudantes a chance de fazer estágio em suas unidades. Para a maioria é o primeiro contato com o mercado de trabalho.

São jovens que enxergam na experiência um investimento no seu futuro profissional e para isso, até abrem mão das férias escolares. Assim fizeram as estudantes de Palmas (TO), Aryeli Cunha Gonçalves, do 5º período do curso de Gestão em Agronegócios do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), e Larissa Lança, 20 anos, que faz o 8º período de Engenharia Agronômica na Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). Elas aproveitaram os 30 dias do mês de julho, quando o Tocantins oferece várias opções de diversão, para colocar a mão na massa e conhecer o dia a dia de uma cooperativa.

CoapasAriely Gonçalves atua na loja agroveterinária e vivencia na prática o que viu na sala de aula. A estudante já conheceu a unidade de armazenagem de grãos da cooperativa e ficou impressionada com a estrutura.

“Tem sido uma experiência muito rica, aprendi muito. Espero que a oportunidade também abra portas no mercado de trabalho”, afirmou.

Ao participar da VII Jornada Tecnológica de Pedro Afonso e Região, na Fazenda Uruçu, em Pedro Afonso, Larissa Lança conheceu profissionais da Coapa, que organizaram o evento, e buscou uma oportunidade de estágio. Depois foi firmado um convênio com a Unitins e ela é a primeira da instituição a estagiar na cooperativa. A jovem tem a chance de interagir e se familiariza com a rotina dos produtores da região no estágio com duração de 30 dias para horas complementares.

Ao lado dos agrônomos da unidade técnica faz orçamentos para a safra 2017/2018, acompanha o final da colheita da Safrinha 2017, conversa com agropecuaristas e conhece diferentes aspectos dos sistemas produtivos, além de poder acompanhar o trabalho e aprender com profissionais já experientes.

Para ela, o estágio é a oportunidade de descobrir na prática muita coisa que não viu na sala de aula. “Foi muito bom conhecer como funciona uma cooperativa grande como a Coapa. Achei bem interessante o trabalho desenvolvido, que é feito de forma conjunta e dá muitos resultados positivos”, relatou Larissa, que gostou tanto da experiência que já faz planos de voltar para realizar o estágio obrigatório de conclusão do seu curso.

Primeiro emprego

A Coapa também recebe estudantes que participam do Jovem Aprendiz, projeto do governo federal criado para que as empresas desenvolvam programas de aprendizagem que visam a capacitação profissional de adolescentes e jovens em todo o país. É o caso do pedroafonsino Daniel Ferreira Galvão, de 17 anos, que ganhou seu primeiro emprego e trabalha na loja agroveterinária desde outubro de 2016.

Atualmente cursando o 3º ano do ensino médio no Colégio Cristo Rei e o 3º período do curso técnico em Agropecuário do IFTO, ambos em Pedro Afonso, o estudante diz que vive em treinamento contínuo e aprende muito. “Tenho uma gama de informações na área do agronegócio e até de sistemas elétricos. Aprendo muito com os colegas mais experientes”.

Além de vivenciar atividades práticas, Daniel também participa de cursos gratuitos ofertados pela cooperativa. Já foram cinco até agora e em abril de 2018, quando termina seu período de estágio, sairá capacitado como promotor de vendas.

Parceiros“Quero evoluir, fazer faculdade de Engenharia Elétrica. Essa oportunidade na Coapa vai me ajudar muito, pois trouxe conhecimento para o mercado de trabalho”, avaliou Daniel.

Responsabilidade social

Somente em 2017, a Coapa já deu oportunidade para sete estudantes realizarem estágios em suas unidades. Para o presidente da cooperativa, Ricardo Khouri, essa prática demonstra a responsabilidade social do sistema cooperativista, além de contribuir na formação profissional dos jovens. “Essa moçada é muito criativa, cheia de ideias, a presença deles ajuda também no desempenho e crescimento da Coapa”, avaliou Khouri.

Fonte:
Jonas Amaral

Jonas Amaral - RP Nº: 911 - DRT / TO - Diretor Geral e Editor Chefe do Portal do Amaral – E-Mail: [email protected] – Tel. (63) 98471-7540 / 99975-7227

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.