logo

Escritor tocantinense Pedro Albeirice lança novo livro em Santa Catarina

O Auditório do Bloco A, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – Campus de Joinville, será o placo para o lançamento do livro “O paradoxo de Monteiro Lobato”, de autoria do professor Pedro Albeirice, da Universidade Federal do Tocantins (UFT) – Campus de Miracema do Tocantins.

Publicado pela Editora Veloso, de Gurupi, o livro terá sessão de autógrafos na quinta-feira (09), a partir das 19 horas, onde o autor também estará ministrando a palestra “Literatura Catarinense: de Cruz e Souza ao Grupo Sul”.

Literatura auspiciosa

O livro é prefaciado pelo festejado escritor catarinense Enéas Athanázio, que também é Membro Correspondente da Academia Gurupiense de Letras (AGL). Ele lembra que raros têm sido os livros de ensaios publicados em Santa Catarina, especialmente, devido ao fato de se tratar de gênero exigente e que requer formação, estudo e pensamento, além da capacidade de escrever de forma que cative o leitor. “Por tudo isso, é auspicioso o aparecimento desta obra. Seu autor, Pedro Albeirice está preparado para a empreitada, tem paciência e disposição para a pesquisa e escreve de maneira precisa e elegante”, argumentou.

Para o reitor da Universidade Federal do Tocantins, Luís Eduardo Bovolato, Pedro Albeirice é um daqueles pesquisadores que trazem à tona assuntos de extrema relevância e que muitas vezes, nos levam a refletir bastante.

Já a professora Cátia Regina Silva de Carvalho Pinto, Diretora Geral do Campus da UFSC em Joinville garante que em “O paradoxo de Monteiro Lobato” encontra-se a maturidade acadêmica de Pedro Albeirice, ressaltando que é possível desvendar a paixão do autor pela literatura e pelo poder que ela tem de interagir com o universo, tornando-o menor ao se aproximar o homem nas suas similaridades ou, então, tornando-o diverso e múltiplo, ao estratifica-lo em peculiaridades.

Credenciais do Autor

Pedro Albeirice é professor adjunto, atuando na Universidade Federal de Santa Catarina, através de contrato de Colaboração Técnica celebrado entre essa Instituição e a Universidade Federal do Tocantins. É responsável pelas disciplinas “Comunicação e Expressão”, “Língua Inglesa: Prática de Redação e de Tradução”, Tradução de Textos Literários e Acadêmicos Inglês-Português-Inglês”, Tópicos Especiais em Línguas Estrangeiras” (inglês e espanhol) e “Aprimoramento da Escrita Acadêmica”. Pesquisa sobre o tema “Tradução Literária”, orientando trabalhos nessa área e também sobre “Mulher e Literatura Infanto-juvenil”. Tem cadastrado o projeto “Tradução de Textos Ficcionais e Poéticos”. É Mestre em Literatura Brasileira e em Linguística Espanhola, com doutorado em Teoria da Literatura. Foi Professor Visitante na University College Dublin (Irlanda) e na University of Malta. Atuou em pesquisa, pós-graduação ou conduzindo “workshops” nas seguintes instituições: University of British Columbia (Canadá), Katholieke Universitet Leuven (Bélgica), Rezeknes Augstskola (Letônia), “Klaipedos Universitetas” (Lituânia), Universidad Nacional de San Martín (Argentina), Universidad Autónoma de Entre Ríos (Argentina) e Universidad Americana, no Paraguai.

Jonas Amaral

Jonas Amaral – RP Nº: 911 – DRT / TO – Diretor Geral e Editor Chefe do Portal do Amaral – E-Mail: [email protected] – Tel. (63) 98471-7540 / 99975-7227

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.