logo

Escola de Gurupi promove Festival de Talentos Afro em comemoração ao Dia da Consciência Negra

Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro, a Escola Estadual Dr. Joaquim Pereira da Costa realizou no último sábado, 25, um projeto que visa valorizar a cultura negra e elevar a autoestima dos alunos através do reconhecimento dos seus talentos.

O principal objetivo foi de proporcionar um momento de interação e culminância entre as disciplinas do Ensino Fundamental e Médio, buscando ainda, socializar talentos pertinentes à dança e à música e promover a conscientização e a valorização da cultura negra. Ter consciência nesse contexto significa compreender que somos diferentes.

Durante o evento, os alunos apresentaram à comunidade escolar todos os trabalhos das disciplinas de Arte, História, Sociologia, Filosofia e de Educação Física desenvolvidas por acadêmicos/bolsistas do Programa de Iniciação à Docência (Pibid).

A professora Daniele Gross, uma das coordenadoras do projeto, disse que o mesmo recebeu o nome de Festival de Talentos Afro para “a valorização da cultura negra a interação dos alunos, que têm a oportunidade de mostrar os seus talentos”, ressaltou.

De acordo com a professora Claudia Helena Leal, o projeto da consciência tem o objetivo de identificar e conhecer as especificidades e cultura afro-brasileira, reconhecendo as diferenças nas vivências humanas, presentes na sua realidade em outras comunidades, próximas ou distantes no tempo e no espaço, aceitando as diferenças sociais e étnico-racial. “Dessa maneira, nossos alunos da Escola Joaquim Pereira da Costa aprendem na prática, há como respeitar as diferenças”, esclareceu.

O evento contou com apresentações de danças, músicas e um concurso de Miss e Mister Beleza Negra, realizado no matutino e no vespertino.

No período do matutino, os campeões foram os alunos Matheus Silva Tavares e Ketli Rios e no vespertino, Heder Jefter Gonçalves Gomes e Mikaelly Ferreira da Silva.

Também foram eleitos Miss e Mister Beleza Negra – Leila Novais/Governo do Tocantins

 

O evento contou com apresentações de danças e músicas – Leila Novais/Governo do Tocantins

Jonas Amaral

Jonas Amaral – RP Nº: 911 – DRT / TO – Diretor Geral e Editor Chefe do Portal do Amaral – E-Mail: [email protected] – Tel. (63) 98471-7540 / 99975-7227

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.