logo

Conecte conosco

Equipe diretiva do Pronatec avalia resultados do programa e planeja formação para técnicos

A coordenação estadual do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), realizou nesta sexta-feira, 15, na sede da Secretaria Estadual da Educação (Seduc), uma reunião para avaliar os resultados e planejar as ações programa. A equipe diretiva do programa pontuou os aspectos positivos que nortearão as atividades, a partir de agora, e discutiu a implementação de procedimentos de monitoramento e avaliação contínua do programa.

Conforme a coordenadora estadual do programa Amanda Pereira Costa, a partir da identificação das situações desafiadoras, é possível potencializar os resultados pedagógicos do programa e na aprendizagem dos cursistas. “O objetivo principal dessa ressignificação pedagógica é construir novos instrumentos para que o trabalho seja mais efetivo”, enfatizou.

O Pronatec visa qualificar os alunos para entrar no mercado de trabalho ou aperfeiçoar as técnicas de trabalho, para que possam ter uma melhor colocação e, por consequência, uma melhora salarial.

A titular da Seduc, Adriana Aguiar, salientou a relevância do Pronatec para o desenvolvimento do Tocantins. “Este momento de análise, de ajustes é importantíssimo para alavancarmos o programa. O Pronatec tem o potencial de promover a melhoria da qualidade de vida dos alunos, de possibilitar a melhor remuneração dessas pessoas, o que reflete também na economia do Estado”, frisou.

Durante o encontro, a coordenadora pedagógica do Pronatec, Hebe Mendes, destacou os progressos alcançados no último ano do programa. “Precisamos aperfeiçoar o trabalho que vem sendo desenvolvido, mas temos a clareza do quanto evoluímos e ponderamos quais as formas de continuarmos melhorando a atuação profissional e a qualidade do programa, para que faça a diferença na vida desses cursistas”, disse.

Formação

No próximo dia 20 de março, a Seduc promove formação para todos os técnicos que atuam no programa e na execução do Pronatec nas 13 Diretorias Regionais de Ensino (DRE). A capacitação acontece no Anexo II da Seduc, no Edifício Jocelino Pinto, 103 Sul.

Atendimento

Atualmente, os cursos em andamento estão atendendo cerca de 2.600 alunos em 61 municípios. Estão sendo ofertados cursos em diversas áreas nas modalidades técnica e Formação Inicial e Continuada (FIC). As aulas para os cursistas do sistema prisional devem ter início ainda neste mês de março.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA