logo

Conecte conosco

Dois professores da rede estadual do Tocantins concorrem ao Prêmio Professores do Brasil

Os nomes dos 30 vencedores regionais da 10ª edição do Prêmio Professores do Brasil, serão anunciados nesta terça-feira, 31, pelo Ministério da Educação (MEC). Educadores de várias escolas da rede estadual se destacaram e duas estão no páreo para a etapa regional. Os vencedores da fase nacional serão conhecidos no dia 6 de dezembro, em cerimônia realizada em São Paulo capital.

Seis categorias compõem a premiação: Educação infantil (creche); Educação infantil (pré-escola); Ensino Fundamental – do primeiro ao terceiro ano (ciclo de alfabetização); Ensino Fundamental – do quarto ao quinto ano; Ensino Fundamental – do sexto ao nono ano; e Ensino Médio.

Na categoria Ensino Fundamental – sexto ao nono – quem concorre pelo Tocantins é a professora Zenith de Fátima Pereira, da Escola Estadual Marechal Rondon, de Araguaína, com o projeto “Esporte e saber: valores para vencer”. A educadora diz estar confiante para a próxima etapa. “Os professores do Tocantins têm boas iniciativas e esperamos ter representantes na final. Para mim, é uma grande emoção ter esse reconhecimento pelo trabalho que realizamos diariamente com muito amor. São situações como essa que nos incentivam a continuar acreditando na Educação como ferramenta em busca de uma sociedade mais justa e igualitária”, enfatizou.

A professora Erlete Pereira Dias, do Colégio Estadual Santa Maria, da cidade de Santa Maria do Tocantins, vencedora da etapa estadual na categoria Ensino Médio, vai disputar a vaga na etapa regional com o projeto “Preservando as margens do Rio Manoel Alves Pequeno”.

Segundo a secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, professora Wanessa Zavarese Sechim, a valorização dos profissionais é o ponto mais relevante do prêmio. “É um reconhecimento do valor dos nossos professores, pois são eles que estão no dia a dia com os alunos em sala de aula, e quem efetivamente faz o ensino acontecer. É uma alegria ver os professores da rede estadual se destacando pelos projetos realizados, e a nossa expectativa de ter representantes do Tocantins na regional é grande, pois conhecemos o potencial dos nossos professores”, disse.

Destaques estaduais

Dentre os professores do Tocantins que se destacaram está Cosme José Gonçalves Júnior, do Colégio Estadual Sonho de Liberdade, de Araguaína, com o projeto “7 notas para a liberdade”. Ele foi considerado destaque na categoria Ensino Fundamental – primeiro ao terceiro ano.

De Araguaína, Josenita Felix da Cunha, do Colégio Estadual Professor João Alves Batista, se destacou com o projeto “Sustentabilidade com responsabilidade”, na categoria Ensino Fundamental – sexto ao nono.

Também foram reconhecidos os projetos de dois professores do Colégio Estadual de Lavandeira, Rosana Márcia de Souza, com o projeto English on Walls, e Mariza de Jesus Ferreira, que relatou o projeto “Entre leitura, escrita e reescrita inspirando aprendizagens significativas e reconhecimento nos concursos externos”.

Premiação

Criado para reconhecer, divulgar e premiar o trabalho de professores de escolas públicas que contribuam para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos em sala de aula, o Prêmio Professores do Brasil é dividido em três etapas: estadual (162 vencedores), regional (30 vencedores) e nacional (seis vencedores). Os vencedores da etapa estadual receberão troféus, e os destaques terão certificados.

Os ganhadores da etapa regional receberão R$ 7 mil, mais uma viagem de oito dias à Irlanda, onde vão participar de uma capacitação custeada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Os professores escolhidos na categoria nacional receberão R$ 5 mil adicionais, além de troféus. Aqueles selecionados na categoria Temáticas Especiais terão, entre os prêmios, uma viagem de sete dias a Londres (Inglaterra), onde participarão de atividades educativas, interativas, palestras e visitas a museus.

Já as escolas serão condecoradas com placas comemorativas e ganharão equipamentos de informática atualizados com softwares de conteúdo educacional.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA