logo

Deputada Josi destaca a participação da mulher na política durante evento em Paraíso

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher celebrado no dia 8 de março, a deputada federal Josi Nunes(PMDB/TO) proferiu na manhã desta sexta-feira,10, na Câmara Municipal de Paraíso do Tocantins, uma palestra sobre o empoderamento feminino, principalmente, no que tange a participação da Mulher na Política.

Ao reforçar que as diferenças na ocupação dos espaços por homens e mulheres não se restringem apenas ao âmbito social ou econômico, uma vez que no meio Político a desigualdade de gênero é muito grande, a parlamentar citou dados do Tocantins. “A representatividade das mulheres é muito menor do que deveria, principalmente, se considerarmos que as mulheres representam 53% do total de eleitores do país. JosiNo Tocantins, conforme o levantamento realizado, ano passado, pela Secretaria da Mulher da Câmara Federal, a mulheres ocupam apenas 235 dos 1472 cargos de representação político –eleitoral”, destacou.

A peemedebista também citou dados do Congresso Nacional. “Somos atualmente, 50 deputadas (em exercício) entre os 513 parlamentares que ocupam uma cadeira na Câmara Federal e 12 senadoras em meio aos 81 senadores”, acrescentou.

Para a parlamentar, apenas as cotas de candidatura não resolvem o problema e nem equiparam a participação das mulheres   com a dos homens. “Infelizmente, as mulheres sofrem discriminação em alguns detalhes como, por exemplo, no financiamento de campanha, uma vez que temos muito mais dificuldade. A maioria das candidaturas femininas são apenas para preencher a cota de 30% na chapa de candidatura”, completou.

FUG

Na ocasião, a deputada Josi que também é Presidente da Fundação Ulysses Guimarães do Tocantins(FUG/TO) falou sobre os cursos de formação política oferecidos pelo modo EAD (Educação a Distância na modalidades semi-presencial), frisando, principalmente, o curso de Políticas Públicas de Gênero.

Fonte:
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.