logo

Com caroço no pescoço, homem espera por consulta há 10 meses

Com vários casos de câncer na família, ele teme estar com a doença. Secretaria de Saúde informou que vai agilizar vaga com oncologista, em GO

O aposentado João Fernandes, de 50 anos, espera há 10 meses por consulta com um oncologista, em Goiânia. Ele está com um caroço de 1,5 centímetro de diâmetro no pescoço e teme que seja câncer. Após cinco meses de espera, ele conseguiu o primeiro atendimento. Agora entra no décimo mês aguardando vaga para consultar com o especialista.

João Fernandes tem um histórico de câncer na família. A mãe, um irmão, um tio e uma sobrinha morreram em virtude da doença. Ele diz que sofre em pensar que pode estar perdendo tempo de tratamento, caso o caroço seja realmente um tumor. “Dor, angústia, sofrimento, tanto pra mim quanto pra minha família”, disse.

A família descobriu o nódulo há 2 anos e procurou imediatamente a assistência médica pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O aposentado chegou a fazer os primeiros exames, a pedido de um clínico geral, mas ainda não conseguiu consulta com um médico oncologista.

Ele está preocupado e diz que precisa urgentemente do diagnóstico. “Você vê sua vida acabando minuto por minuto. Por isso é que eu estou correndo atrás, para que eu consiga antes que eu chegue numa situação desta”, desabafa.

Segundo a família, o pedido de vaga está na Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da capital, mas o aposentado não consegue informações por meio da central de atendimento do órgão.

A SMS informou que o Centro de Assistência Integral à Saúde (Cais) do Bairro Goiá fez a solicitação de consulta com especialista e esclarece que vai agilizar o pedido com urgência, respeitando a disponibilidade de vagas na Rede Municipal de Saúde.

Parceiros:

Pro_3

Fonte:
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.