logo

header-ad

Coca-Cola anuncia estratégia global de ‘marca única’

Empresa apresenta nova campanha ‘Sinta o sabor’

Beber uma Coca-Cola, qualquer Coca-Cola, faz o momento especial. No dia 19 de janeiro, num evento em Paris, o chief marketing officer da companhia, Marcos de Quinto, anunciou a nova estratégia de marketing global de “marca única”, que, pela primeira vez na história da empresa, reúne todas as marcas sob o posicionamento da Coca-Cola em uma única campanha criativa – “Sinta o sabor”.

A estratégia de “marca única”:

  • Estende o valor global e o apelo icônico da Coca-Cola originala todas as versões, unindo a família Coca-Cola sob a marca de bebidas número um do mundo.
  • Ganha vida por meio de uma campanha global- “Sinta o sabor” (“Taste the feeling”) – que usa narrativa universal e momentos do cotidiano para se conectar com consumidores em todo o mundo.
  • Apresenta o produto no centro da ideia criativa, celebrando a experiência e o simples prazer de beber uma Coca-Cola, qualquer Coca-Cola.
  • Reforça o compromisso da companhia de oferecer opções, permitindo aos consumidores escolher a Coca-Cola que melhor 2 se adapte a seu gosto, seu estilo de vida e sua dieta, em vários tamanhos de embalagem.

Coca1“Todos os dias, milhões de pessoas ao redor do mundo buscam uma Coca-Cola gelada”, disse Marcos de Quinto, Chief Marketing Officer da Coca-Cola Company. “A nova estratégia de ‘marca única’ compartilhará o valor da Coca-Cola com todos os produtos da marca, reforçando nosso compromisso de oferecer opções aos consumidores com mais clareza. Este é um robusto investimento por trás de todos os produtos Coca-Cola, mostrando como todos podem desfrutar de uma Coca-Cola supergelada, com ou sem calorias, com ou sem cafeína”.

Quinto acrescentou: “Mais do que nunca, reconhecemos que as pessoas querem sua Coca-Cola de maneiras diferentes, mas, qualquer que seja, querem uma Coca-Cola com excelente sabor e refrescância. Por meio da estratégia de ‘marca única’, passaremos de múltiplas campanhas de marca para uma única campanha de marca icônica”.

“Sinta o sabor” será lançada em vários momentos ao longo de 2016 em todos os mercados do mundo, e ganhará vida por meio de vários elementos, inclusive:

  • 10 comerciais de televisão
  • Mais de 100 imagens da campanha
  • Novo sistema de identidade visual
  • Novas canção-hino e assinatura de áudio
  • Experiência digital interativa compartilhável e customizável

 A campanha criativa está ancorada nos fundamentos da marca

Coca-Cola – a fonte Spencerian script, o disco vermelho e a emblemática garrafa de vidro – mas com uma visão moderna, apresentando momentos autênticos e reais com o produto.

A Coca-Cola reuniu mentes criativas globais de 10 diferentes agências para iniciar o processo de desenvolvimento e, no fim, os 10 comerciais de televisão criados para a campanha foram produzidos por: Mercado-McCann (Argentina), Sra. Rushmore (Espanha), Santo (Argentina) e Ogilvy & Mather New York. Os spots dão ao espectador visões rápidas, mas íntimas de histórias, sentimentos e experiências do dia a dia que as pessoas compartilham ao saborear uma Coca-Cola gelada. No encerramento de cada comercial, a família de produtos da marca registrada Coca-Cola se une sob o famoso disco vermelho da Coca-Cola.

Coca3“Não há nada parecido com o sabor de uma Coca-Cola supergelada”, diz Rodolfo Echeverria, vice-presidente mundial de Criação, Conexões e Digital. “Os materiais criativos da campanha foram projetados para celebrar a ideia de que o simples prazer de beber uma Coca-Cola supergelada faz qualquer momento mais especial. Os momentos e a narrativa universais retratados na campanha foram criados para ecoar junto a nossos consumidores globalmente. As mesmas imagens e material criativo para televisão exibidos no Japão serão também vistos na Itália, no México e em todo o mundo”.

Cada mercado terá seu cardápio de peças a serem apresentadas ao público. No Brasil, a campanha terá inicialmente dois comerciais: “Hino” (Mercado-McCann) e “Break-up“ (Santo).

“Hino”, principal spot para televisão, mostra uma série de momentos comuns ligados por uma Coca-Cola, como patinar no gelo com amigos, um primeiro encontro, um primeiro beijo e um primeiro amor. O tema musical do filme é a canção-hino “Taste the feeling”.

 Já “Break-up” acompanha a jornada de um jovem casal que tem um romance, vivencia um rompimento e, por fim, se reconcilia, com a Coca-Cola desempenhando um papel íntimo em cada fase do relacionamento. O anúncio apresenta a música “Made for you” com a voz do artista emergente Alexander Cardinale.

Uma das versões do hino “Taste the feeling” que estarão na campanha será interpretada por Conrad Sewell, novo talento da música, nascido em Londres e criado na Austrália. Seu primeiro single, “Firestone”, foi um enorme sucesso, que gerou 300 milhões de streams no Spotify e mais de 3 milhões em vendas em todo o mundo.

A campanha também traz uma nova assinatura de áudio inspirada nos sons da experiência de saborear uma Coca-Cola – o estalo da tampinha, a chiado da efervescência e, por fim, as reações de satisfação após tomar Coca-Cola.

A nova assinatura de áudio será usada durante toda a campanha.

Dando sequência a uma parceria que começou em 2014, a Coca-Cola também escolheu o renomado compositor e produtor Avicii para produzir uma versão remixada do hino. Ele produzirá também versões para as campanhas da Eurocopa da UEFA 2016TM e dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

A nova campanha apresenta mais de cem imagens da campanha feitas pelos fotógrafos de moda Guy Aroch e Nacho Ricci, capturando momentos de pessoas de todo o mundo saboreando uma Coca-Cola gelada no dia a dia. As imagens serão usadas em publicidade impressa, mobiliário urbano, no interior das lojas e em mídia digital.

Para a mídia digital, a nova campanha global contou com importante participação do Brasil. A plataforma de comunicação em tempo real da Coca-Cola Brasil, o Real Time Marketing, única na companhia e considerada um exemplo 5 para a operação mundial, produziu 20 vídeos de 15 segundos, batizados de Thirstygrams”, desenvolvidos pela agência Mutato — agência digital do grupo JWT –, para serem veiculados no Instagram da companhia em vários países.

Filme:

Sobre a Refrescos Bandeirantes

A Refrescos Bandeirantes/Coca-Cola é uma empresa do segmento de bebidas do Grupo José Alves que atua nos setores de Bebidas para os estados de Goiás e Tocantins há mais de 27 anos. Criada em 1987, emprega mais de 2.900 colaboradores diretos e 5.200 colaboradores indiretos. A empresa possui um centro produtor situado no município de Trindade, em Goiás, com nove centros de distribuição em cidades polos em Goiás e Tocantins. Atende diretamente 253 cidades e mais de 30.000 pontos de vendas.

Produz, distribui e vende de forma exclusiva os refrigerantes da Coca-Cola Brasil em sua área de atendimento, e ainda faz a distribuição e venda exclusiva das marcas da Heineken, sucos chás, energéticos, achocolatados, isotônicos e hidrotônicos da Leão Alimentos e Bebidas, além da linha de águas minerais Cristal Lia. É líder de mercado nos segmentos de refrigerantes, água mineral, chás e sucos e forte competidor nos segmentos de cervejas e isotônicos.

Como a sustentabilidade está no DNA da empresa, ela investe fortemente em projetos socioambientais, como o Projeto Coletivo, capacitação de jovens das classes C, D e E para o mercado de trabalho, Programa Coletivo Reciclagem, apoio às cooperativas de reciclagem e as escolas com o incentivo a reciclagem de embalagens PET. A previsão para 2020 é que 100% das embalagens colocadas no mercado sejam recolhidas (logística reversa), além de aumentar a eficiência do consumo de recursos naturais: água e energia, reduzir a emissão de carbono, promover o desenvolvimento de embalagens sustentáveis e suportar a expansão e continuidade do negócio.

___

Parceiros:

Par_01

Fonte:
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.