logo

Pesquisa realizada por jovens vai contribuir na qualificação das ações da Coapa

pesquisa-realizada-por-jovens-vai-contribuir-na-qualificacao-das-acoes-da-coapa

Divulgada durante a 18º Assembleia Geral Ordinária, realizada no dia 24 de fevereiro, o resultado da pesquisa elaborada pelos membros do Núcleo Jovem Cooperativo do Tocantins vai auxiliar a Coapa (Cooperativa Agroindustrial do Tocantins) na elaboração de estratégias e tomada de decisões.

O estudo, desenvolvido com o intuito de realizar uma autoavaliação das ações e atividades da Coapa, foi aplicado durante a VII Jornada Tecnológica de Pedro Afonso e Região e apresentou dados relevantes sobre o relacionamento da cooperativa e seus cooperados. Composto por 12 perguntas, o questionário de satisfação foi aplicado para 39 associados que avaliaram, com notas de 0 a 10, desde a qualidade dos serviços prestados até o modelo de comunicação da Coapa com os cooperados.

pesquisa-realizada-por-jovens-vai-contribuir-na-qualificacao-das-acoes-da-coapaEntre as notas que se destacaram estão a qualidade dos serviços prestados pelos Departamentos Técnico e Comercial da Coapa, que tiveram aprovação média de 8,5% e 8,8%, respectivamente. Ainda com médias positivas, foram avaliadas o Armazém, com pontuação de 7,9, e a Unidade Agroveterinária, que teve nota de 7,8.

Dados significativos sobre a vida do produtor e a relação dos associados com a cooperativa também foram apresentados no estudo. Mesmo tendo uma unidade técnica, apenas 31% dos produtores escolhem seus insumos pela indicação técnica. Enquanto isso, 41% compram insumos pelo preço e outros 17% levam em consideração o prazo na hora de comprar sua matéria-prima.

 

Também foi abordada durante a pesquisa a comunicação da cooperativa com seus associados. A surpresa ficou por conta do conhecimento do cooperado sobre o Programa de Classificação dos Cooperados da Coapa, onde apenas 36% dos associados disseram conhecê-lo. Outra informação relevante está associada à participação das famílias dos cooperadas dentro da cooperativa, já que apenas 15% das esposas, esposos e filhos (as) de cooperados participam de algum dos núcleos dentro da Coapa.

Ouvindo o cooperado

O membro do Núcleo Jovem Cooperativo do Tocantins, Fernando Mazzola, explicou que o objetivo da pesquisa foi ouvir o cooperado e auxiliar a cooperativa em suas ações junto aos seus associados. “Nosso foco foi ouvir o cooperado, querer saber seus anseios e vontades. Isso auxilia bastante o gestor a tomar decisões corretas e, assim, trazer mais resultados positivos para a Coapa”, ressalta.

Segundo o presidente da Coapa, Ricardo Khouri, os dados coletados pelo Núcleo Jovem deverão ajudar o Conselho de Administração a elaborar ações efetivas para a melhoria da cooperativa e da vida de seus associados.

“Este é um conjunto de informações valiosas no estabelecimento de ações de comunicação, serviços, entre outras. Sem sombra de dúvidas, a pesquisa efetivada pelo Núcleo Jovem vai balizar a implantação de ações no Plano Estratégico e Operacional do Conselho de Administração, que assumiu a gestão da Coapa nos próximos quatro anos”, relata Ricardo.

O trabalho continua

O Núcleo Jovem deve apresentar, nas próximas semanas, o planejamento de ações para o ano de 2017. O plano, que está em fase de elaboração, também deve contar com medidas para receber novos jovens para o convívio dentro da cooperativa.

pesquisa-realizada-por-jovens-vai-contribuir-na-qualificacao-das-acoes-da-coapaFernando Mazzola lembra que a cooperativa é fruto do trabalho de seus associados, e inserir os jovens dentro das ações cooperativistas possibilita que eles conheçam este ambiente, pois, no futuro, serão eles que irão tomar as decisões, tanto como dirigentes ou associados. O jovem recorda ainda que esta continuidade faz com que os lucros e os investimentos continuem a beneficiar a população local.

“A participação do jovem garante a continuidade da empresa familiar, isso faz com que as famílias continuem na atividade, empregando mais pessoas e fazendo com que o dinheiro resultante dela gire e seja investido dentro da nossa comunidade. O que é bastante diferente de empresas multinacionais, que chegam, oferecem empregos, mas a grande parte dos lucros não retorna à comunidade”, afirma Fernando Mazzola.

Núcleo Jovem

Implantado em junho de 2016, o Núcleo Jovem Cooperativo do Tocantins (NJC) vem desenvolvendo papel importante ao incentivar o protagonismo jovem frente às ações cooperativistas.

Sendo o primeiro grupo voltado exclusivamente para o público juvenil a ser criado na região norte do Brasil, o núcleo reúne 25 jovens filhos e filhas de associados da Cooperartiva Agroindustrial do Tocantins (Coapa), Cooperativa de Educadores de Pedro Afonso (Coed), Sicoob e do Sicredi.

Mostrando a força juvenil, apesar do pouco tempo de atuação, as ações realizadas pelos jovens vêm direcionando para uma nova forma de fazer cooperativismo na região. Entre as atividades realizadas pelo grupo estão palestras e participação em ações das cooperativas envolvidas, como a realização do Dia de Cooperar (Dia C).

________________

Parceiro:

primavera

Fonte:
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.