logo

Censo Escolar abre coleta de dados sobre o rendimento dos alunos em 2016

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) iniciou nesta quinta-feira a coleta de dados da segunda etapa do Censo Escolar de 2016, que coleta informações sobre o rendimento (aprovação e reprovação) e movimento (abandono) dos estudantes. Este módulo só pode ser preenchido após o término do ano letivo, motivo pelo qual é realizado no início do ano seguinte.

As escolas públicas e privadas que ofertam a educação básica em todo o território brasileiro têm até o dia 17 de março para prestar as informações por meio do sistema Educacenso. O preenchimento das informações é de responsabilidade dos diretores e dirigentes de instituições de ensino. No Tocantins, a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) coordena a coleta na rede estadual de ensino e auxilia as escolas municipais no cadastramento obrigatório.

Além de permitir o conhecimento da realidade escolar brasileira, os dados são fundamentais para a implementação de políticas públicas e o desenvolvimento de ações para a área educacional. É com base nos dados do Censo que as escolas recebem recursos como os destinados à alimentação e ao transporte escolar. As informações desta fase ainda são usadas para o cálculo das taxas de aprovação, reprovação e abandono que compõem, a cada dois anos, o índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb).

A divulgação dos resultados preliminares desta segunda etapa está prevista para 3 de abril. A partir de então, as escolas terão prazo de 15 dias para conferência e correções, se necessárias, antes da divulgação final do Censo Escolar de 2016.

Fonte:
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.