logo

Capacitação gratuita por meio do Projeto Escola do Trabalhador

Visando a qualificação profissional de trabalhadores brasileiros e o combate ao desemprego, o Ministério do Trabalho em parceria com a Universidade de Brasília (UnB) lança o Projeto Escola do Trabalhador, que disponibiliza diversos cursos gratuitos a todos os trabalhadores, desempregados ou não, e que poderão ser feitos por qualquer computador com acesso a internet, por meio do endereço eletrônico http://escola.trabalho.gov.br.

A Diretora Interina do Sistema Nacional de Empregos (Sine) do Tocantins, Gláucia Branchina, entende que esse é mais um grande passo para melhor qualificar os trabalhadores e dar a eles uma nova oportunidade de se colocar no mercado de trabalho. “No momento em que os trabalhadores solicitarem o Seguro-Desemprego, eles serão informados sobre as qualificações; porém, mesmo aqueles que estão trabalhando e almejam uma colocação melhor, poderão cursá-los e se programar para efetivarem essa mudança com maior segurança”, disse ela.

Cursos

Ao todo serão disponibilizados 50 cursos divididos por eixos temáticos; e 12 deles já estão acessíveis desde a terça-feira, 21. Os demais serão ofertados gradualmente até o final de 2018 e não serão necessários pré-requisitos para cursá-los, nem exigida escolaridade mínima.

As capacitações já disponíveis são: Agenciamento de Viagens, Criando um Negócio de Sucesso, Higiene na Indústria de Alimentos, Introdução ao Excel, Português Básico para o Mundo do Trabalho, Demonstrações Contábeis e sua Análise, Conhecendo o Perfil do Agente Comunitário de Saúde e seu Processo de Trabalho, Fundamentos e Processos de Gestão de Recursos Humanos, Segurança da Informação, Edição e Tratamento de Imagens, Inglês Aplicado ao Mundo do Trabalho, Cuidando de Pessoas Idosas.

Carga horária e certificação

As capacitações terão módulos de aproximadamente 40 horas, e o número de módulos vai depender da necessidade de cada uma delas. Cada módulo estará disponível por dois meses, e ao final de cada um deles, o trabalhador fará uma avaliação que servirá como base para que ele receba o certificado de conclusão daquela fase. Ao concluir todas as etapas, a certificação será realizada pela UnB como cursos de extensão.

Mais informações na página do Ministério do Trabalho (http://trabalho.gov.br), Escola do Trabalhador (http://escola.trabalho.gov.br/cursos), ou por meio do telefone 063.3218.1929.

Jonas Amaral

Jonas Amaral – RP Nº: 911 – DRT / TO – Diretor Geral e Editor Chefe do Portal do Amaral – E-Mail: [email protected] – Tel. (63) 98471-7540 / 99975-7227

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.