logo

Conecte conosco

Busca por vacinas triplica após surto de febre amarela matar mais de 20

Somente em janeiro mais de duas mil pessoas foram vacinadas em Palmas. Tocantins não registra casos da doença desde o ano 2000.

A procura pela vacina contra a febre amarela triplicou nas unidades de saúde de Palmas após um surto da doença causar mais de 20 morte em Minas Gerais e em São Paulo. Somente nos dias 21 e 22 de janeiro foram 300 pessoas imunizadas. A média diária antes do surto era em torno de 30 pacientes por dia. Em janeiro já foram mais de duas mil doses aplicadas em Palmas.

O aumento da demanda gerou filas na semana passada, algumas pessoas precisaram procurar pelas vacinas mais de uma vez. “Eu já vim uma vez, acho que foi na na quinta-feira passada, mas ficou em falta. Tá todo mundo procurando mesmo”, contou o engenheiro Rogério Pereira. Ele precisava de três doses, para ele e os dois filhos.

Vacinação contra a febre amarela tem de ser renovada a cada 10 anos 

Não houve nenhum registro de febre amarela no Tocantins durante este surto. Os últimos casos registrados no estado foram no ano 2000, quando nove pessoas morreram infectadas pela doença. Em 2016 seis casos suspeitos chegaram a ser investigados, mas todos foram descartados. Em 2015, houve registro da doença em macacos no estado. Os casos foram em Porto Nacional, na região central.

coloradoapsA preocupação com a possibilidade de surto cresceu em função do período chuvoso, a época é considerada mais propícia para a proliferação da doença. O mosquito aedes aegypti, que também transmite dengue, zika e chikungunya, é tido como vetor de transmissão da febre amarela.

A doença é infecciosa, viral e aguda. Os mosquitos transmissores estão presentes em países da África e das Américas Central e do Sul. A doença pode ter curta duração ou evoluir para formas graves e levar à morte.

O Tocantins conta com um estoque de 25 mil doses da vacina contra febre amarela, de acordo com a Secretaria Estadual da Saúde. As vacinas estão disponíveis em todas as salas de vacinação das unidades de saúde dos 139 municípios.

Transporte EscolarVacinação para viajar
A vacinação também é recomendada para todos viajam para regiões silvestres, rurais ou de mata de qualquer um dos 3530 municípios que estão na área de recomendação de vacinação do Ministério da Saúde. Estas cidades ficam em todos os estados do Norte e Centro-Oeste, e em partes de Minas Gerais, Maranhão, Piauí, Bahia, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Quem ainda não é vacinado e pretende viajar para essas áreas deve procurar um posto de vacinação pelo menos dez dias antes da viagem.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA