logo

ATS – Agência Tocantinense de Saneamento define primeira cidade a receber o Educa Sanear

ATS – A coordenação do Educa Sanear, composta por servidores da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), visitou a primeira cidade do Tocantins a receber o programa.  Sandolândia, a 453 km de Palmas, recebe nos dias 29 e 30 de março a primeira etapa do Educa Sanear.

Conforme explica o presidente do órgão, Eder Fernandes, o Educa Sanear é realizado pela ATS em parceira com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e prevê um investimento de R$ 902.500,00, com contrapartida do Estado de R$ 90.250,00. “É um programa de educação em saúde voltado ao saneamento ambiental e vai contemplar neste ano, 15 cidades-pólo, com o objetivo de despertar a conscientização ambiental das comunidades diante da crise hídrica que vivemos”, informou.

ATSA reunião de apresentação aconteceu na Câmara Municipal, com a participação da prefeita Silvinha Pereira, da secretária de Meio Ambiente, Lorena Nunes, da secretária de Assistência Social, Jorceni Rosa e ainda de servidores públicos e vereadores.

“Sabemos que hoje existem muitos problemas na natureza, mas através desse programa e com o decorrer do tempo as pessoas vão se conscientizar e melhorar a cada dia. Nós agradecemos muito a ATS por ter escolhido Sandolândia para apresentar esse projeto, o município está à disposição para contribuir e dar continuidade ao projeto”, afirmou a prefeita.

Programação

Serão dois dias de programação em cada cidade-pólo. No primeiro dia, haverá mobilização com blitz educativas e trilhas ecológicas em nascentes e córregos com atividade práticas, como retirada de lixo e plantio de mudas de plantas nativas do cerrado.

Altina de Oliveira, coordenadora do programa, enfatizou a importância do envolvimento e sensibilização da comunidade. “A proteção do nosso ecossistema é responsabilidade de todos nós, e juntos devemos priorizar e sensibilizar cada um para que tenhamos um olhar humano, que sejamos capazes de contribuir e desfrutar de mais qualidade de vida com propostas sustentáveis”, ponderou.

À noite, a ATS organiza uma programação destinada ao público infanto-juvenil: um cinema comunitário, com exibição de filmes relacionados à educação ambiental e ainda pipoca e algodão doce. Tudo isto, ofertado gratuitamente à população.

O segundo dia será iniciado com um ciclo de palestras ministradas por técnicos da ATS e dos órgãos parceiros: Defesa Civil, Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins). As palestras têm como público-alvo professores, líderes comunitários, servidores públicos e agentes de saúde que serão os multiplicadores do programa.

No período vespertino, serão realizadas três oficinas relacionadas à reciclagem de resíduos, e formas de uso sustentável e economia de água. A programação no município será concluída com a premiação do concurso de redação promovido nas escolas, que terá o objetivo de despertar nos estudantes o senso crítico a respeito do saneamento ambiental no município em que vivem.

Fonte:
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.